Jesus Cristo o único mesites.

Neste versículo do livro de Jó vemos ele proferir o seguinte pensamento: Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos. (Jó 9:33). Naqueles dias de duro sofrimento Jó precisava da paz e de um mediador que fosse capaz de apresentar-lhe o real desejo de Deus para sua vida. Embora ele estivesse cercado de amigos estes estavam servindo mais como algozes do que amigos que curam as feridas, eles aplicavam vinagre e sal, nas feridas da alma quando o que Jó precisava era do balsamo da compreensão. E faziam isto porque eles não concebiam o real agir de Deus na vida de Jó. Eles não tinham conhecido o poder imensurável do amor perdoador que advém do Pai. Para eles Deus estava acima de tudo e no que tangia aos erros ele só podia castigar. Mas hoje nos podemos respirar aliviados porque mesmo que tudo a nossa volta pareça desmoronar, nós temos um mediador entre o Pai e nós simples seres humanos. Este mediador é Jesus Cristo, Ele se fez ser humano e enquanto Ele estava aqui na terra Ele foi a sua humanidade era completa, ou seja, Ele tinha as mesmas fraquezas que nós temos, tinha as mesmas limitações que temos, mas Ele venceu tudo porque o amor movimentava o seu coração.

Se realmente queremos conhecer sobre o amor é somente olharmos para Cristo Jesus. Nele veremos a representação total do amor de Deus por nós. E Ele sendo Deus se fez homem. (Flp 2:6). Na carta aos hebreus vemos o autor afirmar que só há um mediador entre Deus e nós e este é Jesus Cristo: Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. (Heb 8:6). Somente Jesus foi cem por cento homem e, é cem por cento Deus. Somente Jesus conhece todas as fraquezas de um ser humano e o poder perdoador do imensurável amor de Deus. A palavra que o autor da carta aos hebreus usa, e que é traduzida para mediador em nosso idioma é: “μεσιτης mesites”, que tem o seguinte significado: alguém que fica entre dois, seja a fim de estabelecer ou restaurar a paz e amizade, ou para firmar um pacto, ou para ratificar um acordo. E quando estudamos o contexto histórico vemos que mesites era um fiador. Que fiava o amigo que estava sendo julgado e garantia o cumprimento de uma dívida ou um crédito. O mesites era um homem que voluntariamente pagava a dívida de seu amigo, restaurando-lhe a liberdade; mesites era aquele que intervinha entre duas partes para levá-las à reconciliação.

Então diferente da realidade na qual Jó vivia, nós podemos sorrir amparados pela paz e pela certeza de que temos um mediador. Pois Jesus é nosso perfeito mesites: Ele está entre a irrealidade deste mundo e a realidade do mundo verdadeiro; entre nós e Deus; Ele tem chave que abre o caminho à realidade e a Deus. Ele é o único que pode levar a cabo está união e reconciliação entre o ser humano e Deus, entre o real e o irreal. Ou seja, Jesus é o único que pode nos dar vida e vida em abundância. Que a paz de Cristo seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 10/04/2015
Reeditado em 10/04/2015
Código do texto: T5202526
Classificação de conteúdo: seguro