Cristianismo - Diferenças Entre Pastor & Pastor
(20 Características do Pastor de Igreja Não Vocacionado por Deus):
1) Os membros só têm contato com o pastor, na igreja local.
2) O pastor aprecia os membros mais próximos a ele, e que exercem atividades na igreja local, e trata com uma certa indiferença, os membros mais distantes.
3) O pastor faz orações generalizadas, e vez ou outra cita em suas orações, um ou outro membro, que lhe apresentou alguma situação "especial".
4) O pastor procura ter ao seu lado os membros que mais o apoiam, e ignora outros que julga, resistentes ao seu comando.
5) O pastor se utiliza do púlpito no momento da pregação, para jogar indiretas conforme o julgamento que faz, do que ouve e vê.
6) O pastor se utiliza de passagens bíblicas, sem a devida observação contextual, para sustentar os seus argumentos.
7) O pastor ao saber de alguma discórdia entre os membros, procura ficar do lado dos envolvidos com quem mais se identifica, ignorando a real situação.
8) O pastor está mais preocupado com o crescimento da organização e a sua aceitabilidade junto ao estado e a sociedade e principalmente em agradar aos seus superiores humanos.
9) O pastor só toma conhecimento da condição de vida do membro, quando o membro de forma deliberada o procura e o informa, ou quando outros membros a expõe.
10) O pastor julga não ser necessária tanta aplicação na igreja local, pois entende que cada um dará conta de si mesmo a Deus.
11) O pastor julga que o seu trabalho é como qualquer outro e que tem que ser devidamente remunerado.
12) O pastor muitas vezes se vê perseguido pela igreja local e se sente acuado por isso.
13) O pastor muitas vezes, ameaça os membros se utilizando de textos bíblicos mal interpretados.
14) O pastor escolhe os seus auxiliares conforme o seu próprio parecer.
15) O pastor quer a participação efetiva dos membros em todas as atividades da igreja local, e julga mal os que não comparecem.
16) O pastor ensina aquilo que lhe convém.
17) O pastor toma decisões de forma precipitada, sem prever os resultados.
18) O pastor não está preocupado com a unidade da igreja e sim em atrair para si alguns, conforme o seu parecer.
19) O pastor julga que seus apoiadores são “trigo” e que os seus opositores são “joio” no meio da igreja local.
20) Exerce a função unicamente como profissão.
(20 Características do Pastor de Igreja Vocacionado por Deus):
1) O pastor vai atrás dos membros, fora da igreja local.
2) O pastor mantém os membros mais próximos sob os seus cuidados e se esforça em agregar os membros mais distantes.
3) O pastor ciente da condição de cada membro da igreja local, ora de
forma consciente, pela intervenção de Deus quando necessária, dando o devido acompanhamento para toda a situação.
4) O pastor entende que cada membro é único sob vários aspectos e procura tratar cada um com sabedoria, amor, humildade, mansidão, sob a orientação da palavra de Deus.
5) O pastor conhecendo a situação de cada membro, ora para que Deus o inspire a trazer uma palavra que vá orientar, confortar, libertar e/ou trazer o membro à obediência da vontade de Deus.
6) O pastor se utiliza da palavra de Deus para difundir o amor, o respeito, a tolerância entre as pessoas e o devido temor e obediência a Deus.
7) O pastor ao saber de alguma discórdia entre os membros, procura ouvir todos os envolvidos e julgar o caso com sabedoria, sob a orientação da palavra e justiça de Deus, sem causar dano à comunhão.
8) O pastor está preocupado com o crescimento e amadurecimento de cada membro da igreja local e no importante e benéfico papel que os mesmos podem desempenhar na família e na sociedade; e em agradar primeiramente a Deus que o vocacionou.
9) O pastor com sabedoria e motivado pelo amor e humildade, busca saber do membro, quais são as suas peculiaridades, para melhor atendê-lo.
10) O pastor entende que foi vocacionado por Deus e que o seu trabalho tem que ser desempenhado de acordo com as orientações de Deus para tal ofício.
11) O pastor sabe que o obreiro é digno do seu salário, e que por esse motivo tem que fazer jus, por ter Deus lhe confiado tamanha responsabilidade.
12) O pastor considera a aprovação ou a reprovação da igreja local, buscando convencer os membros de que seus atos estão embasados na palavra de Deus.
13) O pastor revela as verdades da Palavra de Deus, com sabedoria, amor, humildade e mansidão, orientado pelo Espírito Santo de Deus.
14) O pastor escolhe os seus auxiliares conforme a aprovação e orientação da palavra de Deus.
15) O pastor quer a participação efetiva dos membros nas atividades da igreja local, mas entende que cada membro tem também importantes compromissos em várias outras áreas de suas vidas, que podem lhes impedir o comparecimento efetivo, e para tanto, busca o consenso na igreja local.
16) O pastor ensina a palavra de Deus na íntegra, sabendo que omiti-la poderá lhe trazer reprovação diante de Deus.
17) O pastor ora e ouve a opinião dos membros, e toma suas decisões, avaliando sempre os prós e os contras, sob a orientação do Espírito Santo de Deus.
18) O pastor instrui a igreja a ser de um mesmo parecer, ensinando os membros a trabalharem unidos em prol do objetivo, que é a propagação das boas novas de Cristo.
19) O pastor não faz diferença entre joio e trigo, mas cuida igualmente de todos os membros, com sabedoria, amor, humildade em obediência a vontade de Deus, sabendo que, quem fará a separação em questão, é o próprio Deus.
20) Exerce a função como vocação.
“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor”. (Jeremias 23:1)
Marina Vertuani em 04/04/2015