SENHOR: ENSINA–NOS A ORAR ...


 
Estamos vivendo mais uma época de páscoa – e, considerando–se que muitas pessoas não sabem, PASCOA, conforme a BÍBLIA, simboliza o momento quando o povo de DEUS (Israel), passou da escravidão no Egito à Terra Prometida, indicando a partir da vinda de JESUS CRISTO (nosso Cordeiro Pascal – 1 Coríntios 5:7), a passagem do ser humano à vida e vida abundante (João 1:10) a cada pessoa que passe a viver conforme a orientação de DEUS (João 1:10–14, 3:16, 3:3–15).

Conforme está escrito: de certa feita, estava JESUS orando em certo lugar; quando terminou, um dos SEUS discípulos lhe pediu: SENHOR, ensina–nos como também João ensinou aos seus discípulos (Lucas 11:1).

Como se pode ver, os textos da BÍBLIA, citados, já são suficientes para afirmar porque a sociedade encontra–se mergulhada no caos...

MAS, como se fosse pouco, em Gênesis 24:10–14, que nos conta uma história muito antiga, apresenta um servo de Abraão (o pai da fé), dependendo de DEUS, orando de forma bem específica para cumprir uma missão a que Abraão lhe incumbira (se que Abraão o orientasse a fazer isso)...

Antes de ensinar SEUS discípulos ORAR, JESUS diz como deveriam orar (coisa que atualmente não se faz, razão da vida de oração do ser humano ser vazia e sem sentido):

Está escrito:

E, QUANDO ORARDES, NÃO SEREIS COMO OS HIPÓCRITAS; porque GOSTAM DE ORAR EM PÉ nas sinagogas e nos cantos das praças, PARA SEREM VISTOS DOS HOMENS. Em verdade VOS digo que eles já receberam a recompensa.
E, ORANDO, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, como os gentios; porque PRESUMEM QUE PELO SEU MUITO FALAR SERÃO OUVIDOS.
NÃO VOS ASSEMELHEIS, POIS, A ELES; PORQUE DEUS, O VOSSO PAI, SABE O DE QUE TENDES NECESSIDADE, ANTES QUE LHO PEÇAIS.
(Mateus 6:5, 7, 8).

Nesse ensinamento estão dois princípios que não devem ser usados (como se faz em nossa época):

PRIMEIRO: ORAÇÃO EM PÉ com o fim de SER VISTO PELOS HOMENS...

SEGUNDO: USO DE VÃS REPETIÇÕES por SE PRESUMIR QUE PELO MUITO FALAR SE PODE SER OUVIDO POR DEUS...

Está escrito:

PORTANTO, vós orareis assim: PAI nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o TEU reino faça–se a TUA vontade, assim na terra como no céu;
O Pão nosso de cada dia dá–nos hoje;
E perdoa–nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
E não nos deixes cair em tentação; mas livra–nos do mal {pois TEU é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém}.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI celeste vos perdoará.
Se, porém, não perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso PAI vos perdoará as vossas ofensas.
(Mateus 6:9–15).

PRINCÍPIOS AO ORAR:

PRIMEIRO: PORTANTO, vós orareis assim: PAI nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o TEU reino faça–se a TUA vontade, assim na terra como no céu (Mateus 6:9–10);

SEGUNDO: Mesmo coisas simples, se pode pedir: O Pão nosso de cada dia dá–nos hoje (Mateus 6:11);

TERCEIRO: O perdão que se pede a DEUS é condicional à forma como se perdoa a quem nos ofende: E perdoa–nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens {as suas ofensas}, tampouco vosso PAI vos perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6:12, 14, 15);

QUARTO: As tentações são inúmeras e, é necessário pedir livramento ao SENHOR: E não nos deixes cair em tentação; mas livra–nos do mal (Mateus 6:13a).

QUINTO: Não há como deixar de reconhecer que O reino, o poder e a glória são do SENHOR. {Pois TEU é o reino, o poder e a glória para sempre}. Amém – lembrando que a expressão está entre colchetes, porque não se encontra no texto grego usado pela comissão revisora, mas se encontra no texto grego usado por João Ferreira de Almeida com base no texto grego disponível na época (Mateus 6:13b).

SENHOR, ENSINA–NOS A ORAR...

DEUS TE ABENÇOE!!!
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 03/04/2015
Reeditado em 03/04/2015
Código do texto: T5193553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.