EVANGELHO DO DOMINGO DIA 22.03.2015

By Antoni BigCuore*

Data: 19/03/15, às 12,00 horas.

Anúncio do Evangelho (Jo 12,20-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto.

25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!”

Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.

30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo.

Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.

-------------------------------------------------------------------------------

REFLEXÃO A.BIGCUORE: CENÁRIO: Alguns gregos subiram à Jerusalem e queriam ver Jesus. O Mestre anuncia que está próximo a sua Paixão e Morte. A elite de Israel (fariseus, sinédrio)praticamente já haviam decidido que era melhor uma só pessoa morrer pelo povo. Pai Celestial intervém e diz EU O GLORIFICAREI DE NOVO.

-------------------------------------------------------------------------------

LECTIO DIVINA: Filipe e André vão se encontrar com o Mestre e este lhes diz que a sua hora está se aproximando. O evangelista usa a imagem do trigo para ser didático. Se o grão de trigo que cai na terra não morre, NÃO produz FRUTOS. Mas se morre produz MUITOS frutos!. Parece paradoxal, mas não é. A imagem usada por João é perfeita!.

O Mestra dá a senha: QUEM PERDER A SUA VIDA NESSA MUNDO POR CAUSA DO SEU EVANGELHO VAI GANHAR, A OUTRA VIDA, NA ETERNIDADE!!!

Ou seja, quem se “gastar” no serviço aos irmãos, na prática da justiça e do direito, vai usufruir da vida eterna. Uma forma bem concreta de se fazer o que o Mestre manda, na Santa Igreja Cristã Católica, é se engajando numa pastoral, exemplos: (da saúde, do dízimo, da família, litúrgica, catequese etc. É uma forma bem CONCRETA de se vivenciar o Evangelho e transmitir ao outro, PAZ, ALEGRIA E ESPERANÇA!

Um santo e feliz domingo a todos com as copiosas bênçãos dos céus: de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações!. Amém!

-------------------------------------------------------------------------------

(*)Antoni BigCuore é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o Planeta. Conheça seu Blog Bem Viver acessando: HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

-------------------------------------------------------------------------------