DO PÓ DA TERRA E DA VIDA ETERNA

Vales e valados,estradas empoeiradas com pedras no caminho,montes e montanhas íngremes trazem do cotidiano lições que apontam para a verdadeira vida que está completamente fora deste cenário, pois forasteiros somos e em terra estranha estamos.

A Palavra de Deus, nos livros de Gênesis, Eclesiastes e Daniel nos retratam de forma fidedigna os três estágios da vida humana abrangendo o hoje, o amanhã e o depois, com ênfase especial quanto ao passado (da terra fomos formados) presente (com o suor do teu rosto comerás o pão) e quanto ao futuro (até que voltes ao solo porque da terra foste formado)

Se no plano humano existe um dito popular que corresponde à realidade, a saber: “aquilo que o homem plantar, isso também colherá”, bem mais importante porque assume o caráter definitivo, é a correspondência final que percorre o estágio variável no tempo rumo à eternidade decorrente do bem para o bem ou do mal para o mal.

Em Espírito o homem foi feito à semelhança e imagem de Deus, não no aspecto carnal, como se depreende do que está escrito em Gênesis 3:19

Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás!” e em Eclesiastes 3:19-21 Porquanto a sorte do ser humano e a do animal é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo espírito, o mesmo fôlego de vida; de fato, o ser humano não tem vantagem alguma sobre os animais. E, assim, tudo não passa de uma grande ilusão!

Tudo e todos se dirigem para o mesmo fim: tudo vem do pó e tudo retorna ao pó.

De sorte que, em sua experiência existencial terrena, verdadeiramente o homem jamais conhecerá em sua plenitude a felicidade.

A rigor, toda a felicidade aponta para o céu o qual está reservado para aqueles que o Pai deu ao seu Filho, os quais estão sob crescimento constante na Graça e Conhecimento do Senhor Jesus, e assim amparados pelas bem aventuranças anunciadas por Jesus no Sermão do Monte e pelo Fruto do Espírito mencionado com as suas nove facetas em Gálatas 5:22.

Quanto ao pó da terra do qual o homem foi feito, eis o seu destino:

Eclesiastes 6:6

E mesmo que alguém vivesse duas vezes mil anos, não conheceria plenamente a felicidade; afinal, não estamos todos seguindo para o mesmo fim?

De muitos, entretanto, o espírito será herdeiro de Deus, e co-herdeiro com Cristo Jesus nos páramos celestiais.

Daniel 12:2

Multidões e multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, humilhação e para o desprezo eterno.

Presb. Gilberto

Gilberto Maia Lorenzo
Enviado por Gilberto Maia Lorenzo em 17/03/2015
Código do texto: T5173011
Classificação de conteúdo: seguro