Sabedoria multicor.

Neste versículo vemos Paulo nos ensinar sobre a graça multicolor de Deus: para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, (Efs 3:10). Aqui Paulo usa uma palavra interessante: πολυποικιλος polupoikilos; que tem o significado: forma muito variada, marcado com uma grande variedade de cores. Ou seja, multicolor. E, o que podemos entender com está palavra?

Quando Paulo usa está palavra ele tem consigo a firme ideia de que a graça de Deus está à altura de qualquer situação que nos brinde a vida, e que ela se manifesta em todos os lugares e para todas as pessoas. Não há luz ou trevas, brilho de Sol ou legar sombrio no qual a graça de Deus não seja abundante. E que para os quais esta graça de Deus não seja triunfalmente adaptável. E cada um de nós de uma maneira ou de outra nos beneficiamos desta graça amorosa.

E por ser a sabedoria multicor ela chega a todos os lugares seja no brilho celestiais ou na escuridão dos mundo infernais. E diante de tão belo e grandioso acontecimento todos os seres da criação estão observando a Igreja e vendo na Igreja o desdobrar da sabedoria de Deus. Todos o seres humanos e todos os anjos, seja os bons ou os maus, estão evidentemente admirados com a operação do santo amor de Deus quando Ele redime homens e mulheres, pela graça amorosa do perdão misericordioso.

Ele deixa claro que reunião de todos os seres humanos de todas as nações era e, é parte do propósito e desígnio eternos de Deus. Pode ser que alguém as vezes possa entender que o Evangelho tivesse passado aos gentios só porque os judeus não o receberam. Mas aqui Paulo nos lembra que a salvação dos gentios, ou seja, a nossa própria salvação, não é uma ocorrência tardia de Deus; não é algo que Deus aceitou como um bem secundário porque os judeus rechaçaram sua mensagem e convite. Ele deixa claro que nós não somos a segunda opção de Deus. Mas sim todos os seres humanos faz parte dos planos amoroso de Deus desde o princípio. E o atrair a todos os seres humanos ao seu amor era e, é parte do desígnio eterno de Deus. E por este motivo devemos ser gratos a graciosa oportunidade que Jesus Cristo nos apresentou, que é a de ter acesso direto com Deus. E devemos buscar sempre nos aprimorarmos no praticar do amor, para que este acesso se estenda até a eternidade.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 05/03/2015
Reeditado em 07/03/2015
Código do texto: T5159515
Classificação de conteúdo: seguro