Comentário da Liturgia 4ª feira 
  da 9ª semana do Tempo Comum
 
   (Tb 3,1-11a. 16—17a; Sl 24 (25);Mc12, 18-27 )

Na 1ª leitura temos o exemplo de Tobit e Sara que se encontram no sofrimento, com a alma arrasada. Ambos viveram situações limites, situações particulares, de momentos cruciais, de profunda tristeza, de desgosto na vida; e já cansados pedem a morte e pensam em suicídio.Situações que foram vencidas pela oração. Sem negar aquilo que estavam sofrendo, brotava de seus lábios uma oração de reconhecimento da Soberania de Deus. A depressão, o sentimento de morte é vencido pela oração de Tobit, de Sara. Eles procederam como canta o refrão do Salmo: “A vós Senhor eu elevo a minha alma”.Deus ouviu suas preces, atendeu o lamento e enviou o anjo Rafael. Mesmo no meio de uma situação tão delicada, tão dolorosa, com a alma desfalecida, desanimada não desesperemos, não desacreditemos, não percamos a esperança; a nossa atitude só pode ser de confiança em Deus. Se Rafael é por um lado o anjo que cura, liberta, por outro lado há o demônio que vem para destruir. Se nestas situações não perdermos a fé, nem a confiança em Deus, Ele vê nossos corações humildes, contritos e toma a iniciativa e vem por que quem reza vence sempre. Deus dá a Tobias a vista, a eles vida, a alegria, o amor e lhes concede o dom da posteridade como veremos no desenrolar da leitura . Sigamos o exemplo destes dois e retomemos a confiança em Deus e em meio das tribulações rezemos, pois Deus sempre envia um anjo; seja Gabriel para anunciar, Miguel para defender-nos, Rafael para acompanhar-nos e curar-nos ou o nosso próprio anjo para guardar-nos de todos os perigos.Se cremos no Senhorio do Senhor devemos seguir o testemunho de Tobit e Sara e jamais o dos saduceus apresentando controvérsias a respeito da ressurreição. Jesus nos ensina que na vida eterna homens e mulheres serão como anjos pois pertencem a Deus.Peçamos portanto ao Senhor a graça de uma fé e de uma fortaleza inabaláveis para agirmos como verdadeiros cristãos em todos os momentos da nossa vida. Lembremos que são Pauloafirma"Quer vivamos  quer morramos  pertencemos ao Senhor Deus".Ele é o Deus dos vivos e dos mortos .


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=515857