A escada
 
Leitura bíblica: Filipenses 3. 10-14
 
Para chegarmos a algum lugar, geralmente se requer esforço e dedicação de nossa parte. Dependendo do local, teremos de fazer diversas coisas, algumas que até nos aborrecem – como os preparativos para uma viagem ao exterior: passaporte, entrevistas, vistos, investimento de dinheiro e de tempo. 
 
A vida cristã pode ser comparada a um longo caminho até a vida eterna com Deus em nossa morada final, onde desfrutaremos da verdadeira felicidade. Esta jornada inicia-se aqui e agora. Ela requer esforço e dedicação em agradar ao nosso Senhor. Se quisermos viver eternamente com Deus, precisamos andar com ele enquanto aqui vivemos, cuidando do nosso planeta, respeitando o Criador e suas leis e amando os outros.
 
Nesta caminhada passamos por um processo chamado “santificação”, em que Deus nos transforma para que fiquemos mais parecidos com Cristo. A santificação pode ser comparada a uma escadaria. Deixamos de subir uma escada que não leva a lugar nenhum (viver longe de Deus e segundo nossa própria vontade) e iniciamos a subida na escada da santificação. Todo o dia deveríamos subir um degrau.
 
Para isso é preciso muita dedicação, mesmo quando nos sentimos fracos. Descer, jamais! Quando não for possível subir algum degrau, devemos buscar a Deus para que ele mostre como melhorar naquela área ou consertar aquele erro. Durante a nossa caminhada, teremos às vezes de aceitar a disciplina aplicada pelo Senhor.
 
Enquanto caminhamos com Cristo e subimos degrau por degrau, também temos de lutar contra os maus desejos, as tentações e as dificuldades. A vida cristã é um percurso com muitos obstáculos, mas no final da escadaria, vamos ver o que “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2.9). Quem chegar ao final deste caminho vai viver eternamente contemplando a glória do Senhor. Elias Torres
 
A santificação é progressiva e continua. Busque-a diariamente.