Jesus Nos Socorre no Momento Certo.

Nesta passagem vemos que os discípulos estavam em apuros, como narra o escritor: Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. (Mat 14:24). Segundo os historiadores o lago da Galileia era famoso por suas tempestades. Eram tempestades que apareciam literalmente do nada, com força e ímpeto catastróficos. Um autor as descreve da seguinte maneira: "Não é pouco comum ver repentinas tempestades de névoa que se convertem, mesmo com o céu perfeitamente claro, em terríveis tempestades, rompendo a superfície das águas que em geral é um espelho de paz. Em outro estudo vemos que o extremo norte o lago tinha seis quilômetros de largura. João nos diz que os discípulos tinham remado entre quatro a cinco quilômetros; quer dizer que estavam chegando quase no fim da viagem. Ou seja, estavam quase na outra margem, mas a dificuldade da tempestade já tinha exaurido as suas forças.

E aqui nos mostra algo maravilhoso de Jesus Cristo. No versículo anterior vemos que Ele estava orando. E mesmo em meio a oração Ele se mantinha atento a vida de seus discípulos, como podemos ver em: Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. (Mat 14:25). O maravilhoso de jesus é que Ele sempre está atento as nossas necessidades, mas nos deixar agir sobre elas para que possamos aprender algo. Durante todo o tempo que eles estiveram lutando com seus remos, o olhar amoroso de Jesus estava sobre eles. Enquanto estamos lutando, Jesus vigia. Não nos faz as coisas fáceis. Deixa-nos travar nossas próprias batalhas para que possamos obter as nossas próprias vitórias. É como pais que observam seu filho ou filha fazer um grande esforço para aprender a andar, e os deixa dar os primeiros passos sozinhos.

Assim faz Jesus com nós, mas Ele está sempre presente e na hora que estamos para fraquejar Ele nos socorre e nos guia a um porto seguro. É comum na vida nos depararmos com ventos contrários. Há momentos na vida que as ondas nos leva a autos e baixos, e o navegar no mar da vida se converte em uma luta desesperada conosco mesmos, com nossas circunstâncias, nossas tentações, nossas tristezas, nossas decisões. E muitas vezes somos açoitados por ondas de calúnias, de acusações falsas, de pessoas que nos ofende e perseguem. Mas é justo nestes momentos que não devemos nos revoltar e nem devemos tentar navegar sozinho devemos confiar em Jesus e pedir a sua ajuda. Porque quando tentamos seguir sozinhos podemos confundir a presença amorosa de Jesus com os fantasmas da tribulação: E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. (Mat 14:26). E até nesta hora em meio a histeria das situações ou circunstâncias quando confiamos em Jesus a sua voz trará paz e a tempestade se fará em bonança e Ele nos guia ao porto seguro. Como podemos ver: Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! (Mat 14:27)

E o que aprendemos com isto? Aprendemos que Jesus sempre está nos observando e pronto para nos socorrer quando e naquilo se fizer necessário. Aprendemos que Jesus sempre atende o nosso chamado e as nossas orações. E quando parece que Ele não respondeu ou não nos atendeu é porque estamos tão imerso aos acontecimentos que invés de vermos a presença graciosa e amorosa de Jesus só enxergamos os nossos próprios fantasmas. E por último devemos fazer o possível, pois quando confiamos em Jesus, Ele nos atenderá quando as coisas se mostrarem impossíveis de se resolver.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 27/02/2015
Código do texto: T5152641
Classificação de conteúdo: seguro