A Boa Nova que Traz Esperança e Vida. (Parte 2 – O Real Arrependimento)

Continuando o estudo dos versículos a seguir: Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. (Mar 1:14,15). Estudaremos qual é o real significado da palavra: “arrependei-vos”. A palavra grega usada para arrependimento é:μετανοεω metanoe; mudar a mente para melhor. Ou seja, transformar a alma para que está possa usar o sentir do espírito, guiando as emoções que nela habitam pelo amor.

E quando entendemos que real arrependimento só se faz através da mudança da mente entendemos que arrepender-se não se faz tão fácil assim. É comum confundirmos a culpa com o arrependimento a culpa é uma emoção inútil porque não traz mudança para vida do ser humano. Muitas pessoas estão desesperadas porque são afligidas pela situação desastrosa em que o erro as colocou; mas se está situação fosse mudada e seus erros fossem perdoados, ao se verem restauradas voltariam a errar novamente. E assim segue a maioria dos seres humanos de erro em erro ao caminho da destruição. Mas o verdadeiro arrependimento significa não só que alguém está aflito pelas consequências de seu erro; este entende as consequências e as aceita, e segue lutando para repudiar o erro em si.

E a boa nova de Jesus é que ao arrepender-se todos os pecados serão perdoados e está pessoa se faz nova, é isto que o Apostolo Paulo nos ensina quando diz: sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; (Rom 6:6). O real arrependimento traz consigo a liberdade porque aquele que se arrepende se liberta dos grilhões do pecado. Já não é mais escravo dos desejos e sim amigo do amor. E aqui se faz a grandiosidade de Deus Pai; sabemos que é atributo de Deus não esquecer-se de nada, mas quando se trata do sincero arrependimento Ele esquece. Porque é tão grande sua misericórdia que não somente perdoa o pecado daquele que se arrepende, embora pareça incrível, Ele esquece, vemos isto em: Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. (Miq 7:18). Aqui entendemos que Deus é o perdão e sendo Ele o perdão tem prazer em perdoar. Mas é bom que saibamos que aquele que, muito é perdoado tem a responsabilidade e o dever de se tornar perdoador, porque se assim não for, não terá parte no reino de Deus.

E que aprendemos com isto? Aprendemos que o arrependimento não é uma desculpa para errarmos novamente; que o arrependimento não é uma fuga das consequências do pecado e, que o real arrependimento tem que vir acompanhado de uma mudança do pensar e do agir. Mas também aprendemos que o real arrependimento nos coloca em uma nova vida de liberdade no amor. Cabe a cada um de nós fazer escolha. (Continua)

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 21/02/2015
Código do texto: T5145019
Classificação de conteúdo: seguro