A Boa Nova que Traz Esperança e Vida. (Parte1 – Em que consiste a Boa Nova)

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. (Mar 1:14,15). Nestes versículos vemos Jesus tratar de três assuntos que farão parte da vida de um Cristão. O arrependimento, o crer e o evangelho. Como para se arrepender primeiro devemos crer e para crer primeiro devemos ouvir. Dividiremos este estudo em três partes, e desta feita trataremos do significado da boa nova (Evangelho). As vezes nos perguntamos de que se trata esta boa nova? Aqui estudaremos um pouco para que possamos entender nem que seja um vislumbre desta boa nova.

1 – Jesus veio ao mundo trazer para a humanidade uma nova noticia sobre Deus. Quando estudamos o termo Evangelho vemos no grego a seguinte palavra: ευαγγελιον euaggelion; está palavra no Novo Testamento carrega consigo um grande significada para nos Cristãos, segundo o dicionário (Theological Dictionary of the New Testament) ela significa: “As boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e, subsequentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no reino de Deus, mas que restaurado à vida e exaltado à direita de Deus no céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus.” Ou seja, boas novas da salvação e a propiciação de uma vida eterna através de Cristo. Sendo assim entendemos que o evangelho trata do ser humano por completo abrangendo todos os aspectos da vida como veremos a seguir:

Trata-se de boas novas com respeito à verdade Ele mesmo afirma isto em: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Joã 14:6). E Paulo afiram isto em: aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. (Gál 2:5). Até a vinda de Jesus os seres humanos só podiam adivinhar ou procurar provas a verdade com respeito a Deus. Vemos isto quando Jó exclama: Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu tribunal. (Jó 23:3). Mas com a vinda de Jesus os seres humanos puderam ver o amor expresso em sua vida em obediência, verdade e amor. Ou seja, em Cristo vemos Deus plenamente revelado e já não precisamos adivinhar ou procurar provas de como é Deus.

A boa nova traz consigo a mensagem da esperança, como vemos Paulo ensinar: se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro. (Col 1:23). O mundo antigo era um mundo pessimista, seja pela carga da lei da religião ou pela filosofia pagã que geralmente levava as pessoas a negar a vida deixando as pessoas desesperançadas e sem fulgor de vida. A vinda de Jesus traz esperança a seus corações desesperançados Ele mostra que existe vida e vida em abundância para aquele que prática o amor.

A boa nova traz consigo a mensagem da paz: Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; (Efs 6:15). Nós seres humanos possuímos uma personalidade dividida. Somos uma mescla estranha de Espírito e carne, anjo e demônio. Dentro de nós acontece uma guerra constante entre fazer o bem ou satisfazer os desejos egoísta, Paulo nos ensina isto em: Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. (Gál 5:16,17). E a vinda de Jesus se deu para que tivéssemos a oportunidade de através do Espirito Santo tornarmos um. Ou seja, em Cristo obtemos a vitória sobre o dividido e mesmo que atravessemos dificuldades seja em qual aspecto for de nossas vidas a paz de Cristo Jesus reinará dentro de nós se com Ele e nEle andarmos. E a paz também se faz porque Jesus nos mostrou de forma vívida e vivida que Deus Pai, não é um juiz e sim um Pai que busca perdoar os seus. No mundo antigo os seres humanos sempre pensavam mais em um Deus de ameaças que em um Deus de promessas. Todas as religiões não cristãs concebem a um deus terrivelmente exigente. Só o Evangelho de Cristo Jesus nos fala de um Deus que está mais disposto a dar do que nós somos capazes de pedir.

É a boa nova da salvação, como vemos em: em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; (Efs 1:13). Mas esta salvação não é algo passivo, mas sim é ativa e propiciadora. Porque não se trata simplesmente da liberação de castigos ou de poder fugir dos pecados que se foram cometidos no passado; ela nos supre do poder de viver vitoriosamente a vida, derrotando de momento a momento o jugo do pecado.

É a boa nova da imortalidade vemos isto em: e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,(2Tm 1:10). No mundo antigo para o pagão, a vida era o caminho para a morte, e ainda hoje é comum vermos postado nas redes sociais um dizer acompanhado de um túmulo: “aqui será o fim de todos”. Mas o Cristão que vive para praticar o amor a campa é uma pausa para uma vida que se seguirá na eternidade. Vemos isto em: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Joã 3:16). Para o Cristão a morte não é o fim mas sim o começo porque Jesus veio com boa notícia de que estamos em caminhando para a vida e não para a morte.

Eis aqui um vislumbre da Boa Nova de Jesus Cristo (Evangelho), Boa Nova esta que nós devemos propagar para todo mundo. Para que cada ser humano que por sua livre, escolha conheça e se desejar o pratique. (Continua).

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 20/02/2015
Código do texto: T5143842
Classificação de conteúdo: seguro