Apascenta As Minhas Ovelhas.

Esta passagem como todas as outras do Evangelho segundo São João encontramos dois sentidos, uma que aparece superficialmente e outro que encontramos quando estudamos com mais profundidade. E aqui está uma cena que deve ter ficado gravado na mente daqueles que a assistiram e principalmente na Pedro. Quando Jesus questiona Pedro como vemos a seguir: Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. (Joã 21:15,16). Abrem-se três interpretações distintas mas que juntas fazem todo sentido na vida de um Cristão.

1 – A primeira é a que a maioria dos teólogos e estudiosos da bíblia interpretam; eles veem esta passagem como a restauração de Pedro. Pois eles têm em mente que se Pedro negou a Jesus três vezes ele ao reafirmar o amor por Jesus três vezes se fez restaurado. Mas devemos tomar cuidado porque quando estudamos os acontecimentos com mais profundidade. Vemos que a restauração de Pedro se deu em: Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; lá o vereis, como ele vos disse. (Mar 16:7). E também em: os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão! (Luc 24:34). Mas há um fundo de verdade quando se afirma que ao afirmar o amor três vezes se deu restauração de Pedro. Porque a fazer isto perante a outras pessoas, Jesus dá a Pedro a oportunidade de apagar a lembrança da triple negação mediante uma triple declaração de amor. Tanto em sua mente como na mente dos que estavam presente, para que a liderança futura de Pedro não fosse questionada por ninguém. Porque a liderança de um discípulo desviado dificilmente seria aceita no futuro, quer pelo próprio Pedro ou pelos seus irmãos, se Cristo não o indicasse explicitamente.

2 – A segunda: Jesus pode ter estendido o braço abrangendo o barco, suas redes, e toda a sua equipe e os pescados e disse a Pedro: "Simão, ama-me mais que estas coisas? Está disposto a renunciar a elas, a abandonar a deixar de lado seu orgulho, sua ambição, seus desejos e a sua comodidade para me servir, cuidando e zelando do meu rebanho? Aqui vemos Jesus lançar um desafio a Pedro para que tomasse a decisão final de entregar toda a sua vida na anunciação do Evangelho e ao cuidado do rebanho de Cristo.

3 – A terceira: Jesus olhando os que o cercavam, e perguntou, “Simão, você me ama mais que seus companheiros?” e aqui o seu olhar estava na noite em que Pedro disse: Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. (Mat 26:35). Naquela noite Pedro afirma seu amor por Jesus de forma confiante, mas uma confiança e si mesmo, confiança esta, que o levou ao erro. Mas desta feita vemos que Pedro já se faz convertido quem outrora carregava consigo uma confiança soberba hoje traz consigo um amor de um coração redimido pelo amor sempiternal representado na obra da cruz.

E o que aprendemos com estas três interpretações? Aprendemos três coisas fundamentais na vida de um Cristão:

– Que não é o erro que pode nos tirar do reino de Deus, mas a incapacidade de aprender com o deslize, a incapacidade de se arrepende e de buscar o perdão. Devemos ter sempre em mente que somos seres falíveis e que o Deus que nós servimos é um Deus de amor e sempre que nos aproximarmos dEle com o coração contrito Ele nos perdoará. O Deus que servimos não um juiz que está pronto a condenar-nos, mas sim um Pai que sempre está pronto a perdoa-nos.

– que todo Cristão deve estar pronto a negar-se a si mesmo para seguir a Jesus, seja qual for o ministério se não houver negação de si mesmo este estará fadado ao fracasso. Devemos sempre deixar de lado os nossos, eitos preceitos e preconceito para que possamos servir sempre em amor e verdade.

– E em também aprendemos que devemos deixar de lado o apego as opiniões alheias e até mesmo o que sentimos diante delas. Todo ministério Cristão requer abnegação por exemplo: Aquele que prega esperando a aprovação dos que o assistem está no caminho errado, por que está pregando a favor de si mesmo; o que canta louvor se o faz para ser aplaudido não está louvando a Deus mas sim a si mesmo; aquele que escreve esperando ganhar o best-seller, esta escrevendo para si mesmo.

Ou seja, só quando deixamos de lado o nosso egoismo é que realmente começamos a servir a Cristo em amor e verdade, pois foi isto que Jesus disse a Pedro na noite da negação: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. (Luc 22:31,32). Que a paz de Cristo Jesus seja o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 18/02/2015
Código do texto: T5141538
Classificação de conteúdo: seguro