Alerta!
 
Leitura Bíblica: 1 Pedro 5. 8 – 11.
 
Versículo em destaque: Submetam-se a Deus, resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago 4.7).
 
O maior adversário do cristão é o diabo, conhecido também como Satanás. Muitos dizem que ele não existe, mas isso é um grande engano: ele é um ser real, que tem agido muito ao longo dos séculos. Além de ser mentiroso, astuto e sedutor, tem-se apresentado àqueles que não conhecem a Palavra de Deus como alguém bondoso, com muitos conhecimentos, educado, atraente, e falando com eloqüência. Jesus um dia disse: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores” (MT 7. 15).
 
Isso significa que nem todos os que falam em nome de Deus foram enviados por ele. O apostolo Paulo nos alertou dizendo que o fato de existirem falsos apóstolos de Cristo “não é de se admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Co 11. 13-15). Ele tem o poder para confundir as pessoas; infelizmente está enganando muitos e liderando um batalhão de espíritos malignos.
 
No texto de hoje Pedro dá alguns conselhos à igreja e usa uma figura de linguagem forte com o propósito de ficarmos vigilantes, dizendo que o diabo está ao nosso redor e ruge como um leão faminto. É um alerta de ele querer dominar tudo e todos. Pedro nos aconselha a vigiar – é bom lembrar que ele mesmo teve más experiências com a falta desse cuidado quando andava com Jesus.
 
Satanás não luta contra Deus, pois sabe que não tem condições de vencê-lo – além disso, seu fim já foi decretado (AP 20. 10). Então direciona seus ataques às pessoas. Ele é astuto e sabe que pode vencer os mais fracos. Por isso temos de praticar diariamente o versículo em destaque, confiando no Senhor e recebendo dele a força para resistir a Satanás. Mas, se ainda assim dermos ouvidos ao discurso enganoso do inimigo e praticando o que desagrada a Deus, poderemos arrependermo-nos de nosso erro e pedir perdão ao Pai, retornando nosso relacionamento com ele. 
 
Quanto mais perto de Deus, maior a força para resistir a Satanás.
 
Texto extraído do livro devocional Presente diário 15