As vocações do Verdadeiro Cristão. (Parte final, A vocação de viver em verdade e amor)

E caminhamos para o final do estudo do capítulo cinco da carta de Tiago e aqui estudaremos os versículos finais: Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele cobrirá multidão de pecados. (Tgo 5:19,20). Aqui Tiago nos mostra a vocação de se viver a verdade. Aqui estabelece-se a grande característica que distingue a verdade cristã. A verdade cristã não é algo do qual alguém pode extraviar-se, ou tê-la como relativa. A verdade cristã não é meramente intelectual, filosófica, especulativa, abstrata, mas é sempre uma verdade moral, que é para ser vivida. Por conseguinte, a verdade cristã não é algo a respeito de que alguém pode simplesmente opinar erroneamente ou vivê-la pela metade. Ou seja, não podemos viver a verdade Cristã pela metade, ou a vivenciamos ou não.

Paulo nos orienta a isto quando diz: pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. (2Co 4:2). Então entendemos que a verdade Cristã fica representada pela vida do Cristão muito mais, que pelo falar. No evangelho segundo João temos uma referência mais clara sobre o viver a verdade: Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus. (Joã 3:21). Sendo assim a verdade cristã não é um mero exercício intelectual; não é um simples objetivo mental; não é um assunto acadêmico; não é um tema de conhecimento nem de opinião, de argumentação ou de debate. A verdade cristã é sempre uma verdade moral; é sempre uma verdade que se manifesta em ação; não é só um simples processo da mente. Mas é, além disso, uma maneira de viver, um estilo de vida. Não é algo para ser somente estudado, senão para ser feito. A verdade cristã não é algo ao qual o homem deve apenas submeter sua mente, mas sim algo ao qual deve entregar a totalidade de sua vida. Não é algo mediante o qual se pensa, mas sim algo para ser vivido vinte e quatro horas por dia.

E Tiago ao findar a sua carta nos exorta a pôr em prática a verdade Cristã praticando o amor. Quando ele diz: lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados. (Tgo 5:20). Aqui ele nos exorta a praticar o amor como Cristo Jesus Nos ensinou. Suponhamos que alguém faz o mal, apartando-se da verdade; e suponhamos também que outro cristão e seu irmão na fé o resgata trazendo-o de volta ao bom caminho. Aquele que resgatou a seu irmão salvou não somente a alma de seu irmão, mas também cobriu uma multidão de seus próprios pecados. Mas é comum esquecermos disto e, o que vemos geralmente é um julgando o outro e quando um erra aparecem muitos juízes. É comum vermos lideres usando o erro de outro como exemplo, esquecendo-se de que todos nós somos falíveis. E ao fazer isto ele traz sobre si, uma carga muito pesada, mas se agirmos como Tiago nos orienta traremos sobre nós a luz da glória que acompanha a verdade. Ou usando outras palavras: “Ao salvarmos a alma de outrem salvamos também a nossa”. E Paulo deixa isto bem claro quando orienta a Timóteo dizendo: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1Tm 4:16).

E o que aprendemos aqui? Aprendemos que Tiago destaca a fé que caminha na verdade em ação. E, a forma correta de se viver isto é evidenciar com resultados vívidos de um exemplo de fé no servir em verdade e amor. A igreja deve servir com compaixão, falar com amor e sinceridade, viver em obediência aos mandamentos de Deus e amando uns aos outros. Fazendo assim da igreja Enquanto corpo que tem como cabeça Cristo Jesus um exemplo do céu na terra, a fim de conduzir às pessoas a Cristo mediante o amor a Deus e o amor dos uns aos outros. Pois assim faremos a vontade de Deus aqui na terra e em um futuro próximo a faremos no céu.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/02/2015
Código do texto: T5140161
Classificação de conteúdo: seguro