As vocações do Verdadeiro Cristão. (Parte 7-A vocação pela oração)

Dando sequência ao estudo do capítulo cinco da carta de Tiago, estudaremos os versículos a seguir: Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tgo 5:14,15). Aqui estudaremos a vocação pela oração. Tiago orienta o povo daquela época a buscar os presbíteros da igreja quando houvesse alguém enfermo. E o que podemos entender com isto? Aqui se abre duas linhas de pensamento:

1 – Na época da igreja não estava suprida ao seu redor por médicos e hospitais como temos hoje em dia, para os quais devemos ir quando estivermos com alguma doença. A Igreja primitiva estava rodeada de falsos profetas e de magos, e muitos destes usavam a boa fé das pessoas para explorá-las. Sabendo que a fé tem um poder curativo estes charlatões se aproveitavam de um momento de fraqueza das pessoas, auferindo lucro com a fé. E por este motivo Tiago exorta o povo a buscar socorro com os presbíteros da igreja. E ele orienta o modo de agir destes oficiais. Suas orações deveriam ser acompanhadas da unção com óleo em nome do Senhor. E, era o dever destes oficias saber que este ato era um ato de socorro da fé.

2 – Aqui temos a linha de maior importância para todo Cristão, a oração e o meio de comunicação direta com Deus pai, e se feita com fé (confiança) ela será atendida. É bom que entendamos que aqui o azeite por si só não tem poder curativo. Mas é a fé no Senhor Jesus que levanta o enfermo. Não estou aqui sugerindo que Deus sempre atende a oração do crente. Ele sempre ouve e responde, mas nem sempre atende, porque toda oração, inclusive a oração pela cura, fica sujeita à vontade de Deus. Devemos ter sempre conosco que Deus está no comando de nossas vidas e que Ele é o amor, e o amor sempre busca o melhor para aqueles que nEle vivem. Vemos isto acontecer com Paulo: E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2Co 12:7-9).

Temos também alguns males a advém do resultado da culpa de um pecado pessoal cometido. Em outros estudos já tratamos sobre os vários tipos de pecado e nos próximos versículos falaremos mais sobre isto. Mas aqui cabe saber que a culpa é algo inútil e destrutivo. O sentimento de culpa polui a alma e apaga o espírito nos levando a destruição. A culpa pode nos levar a depressão e a outros males físico, a culpa atua como um câncer psicológico, porque se alimenta da nossa energia de vida e mata as células de nossa fé. Por este motivo é que João Batista chamava o povo ao arrependimento. O arrependimento leva ao perdão e o perdão a uma mudança de vida. E a mudança de vida leva a cura da alma.

E o que aprendemos com isto? Aprendemos que a oração é o ato de maior importância na vida pessoal e coletiva de um cristão. É na oração que conversamos com Deus Pai, é na oração que expomos as nossas dificuldades e necessidades a Deus, é na oração que nós fortalecemos a nossa fé, e, é na oração de arrependimento que buscamos perdão. Sendo assim na oração de fé encontramos a cura do ser humano por inteiro. É por este motivo que Paulo nos orienta: Orai sem cessar.(1Ts 5:17) (Continua).

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 15/02/2015
Código do texto: T5138009
Classificação de conteúdo: seguro