Dia Internacional do Amor.

No dia 14 de fevereiro de cada ano comemora-se o dia internacional do amor, ninguém discorreu sobre este assunto melhor que Paulo em sua primeira carta aos Coríntios no capítulo treze: O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1Co 13:4-:7). Nestes versículos ele nos mostra as dezesseis características do amor vontade. É verdade que ele está descrevendo o amor “αγαπη ágape”, que é o amor vontade, mas os outros aspectos do amor só podem ser vividos se também observarem estas valiosas característica. Hoje não vamos discorrer sobre cada uma delas pois tomaria uma série de dezesseis estudos, o que faremos é olhar para aquele que o nosso maior exemplo de amor, Jesus Cristo, pois Ele viveu de forma vívida e vivida as dezesseis características do amor. E o fez para que pudéssemos entender que devemos e podemos vivê-las também.

Em Jesus vemos exemplificado as dezesseis características do amor:

1. Jesus foi paciente como podemos ver em: Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu! (Mat 26:67,68). Ou seja, Jesus poderia pedir ao Pai que fizesse justiça e Ele o faria, mas Jesus suportou pacientemente.

2. Jesus mostrou a benignidade em atos de amor curando, restaurando, limpando, provendo e perdoando a todos em sua jornada aqui na terra. Ele sempre esteve do lado daquele que precisava de sua ajuda vemos isto no episódio da mulher adultera: (Joã 8:4-11).

3. Jesus jamais se enveredou pelas coisas do mundo mesmo na tentação Ele se manteve firme em obediência ao Pai. Jamais cobiçou ou invejou as coisas ou os poderes que o mundo podeira lhe dar.

4. Jesus jamais gabou-se ou fez publicidade de seu feitos e de seus milagres como podemos ver: E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo. (Mat 8:3,4).

5. Jesus nos mostrou o caminho da humildade que devemos seguir quando ele diz: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. (Mat 11:29).

6. Jesus mostra como um líder deve agir deixando de lado a soberba e agindo de maneira correta quando ele: levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar lhos com a toalha com que estava cingido. (Joã 13:4,5)

7. Vemos na história de Jesus que Ele sempre agiu de maneira decorosa, sempre respeitando aqueles que o rodeavam.

8. Jesus jamais buscou i interesse próprio ele sempre primou pelo servir: tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. (Mat 20:28).

9. Jesus mesmo diante da camuflada provocação jamais se manteve calmo, (Mar 2:1-12).

10. No Sermão do monte Jesus nos ensina a perdoar o inimigo e mais que perdoar Ele nos ensina a amar. (Mat 5:43-46).

11. Jesus regojiza com a justiça e podemos ver isto em, (Mat 25:31-46).

12. Jesus Cristo é a própria verdade: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Joã 14:6)

13. Quando estudamos o evangelho vemos que Jesus tudo sofreu por nós, foi chicoteado, cuspiram em sua face, usou uma cora de espinhos e foi em direção da cruz e tudo suportou por amor de nós.

14. Jesus sempre manteve a confiança no Pai. (Joã 11:41,42).

15. Jesus é a própria esperança de uma vida eterna Ele sempre esperou no Pai e nós esperamos nEle: Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. (Rom 5:2).

16. E por fim vemos na cruz representada o que Jesus teve que suportar por nós, e Paulo nos exortar a sentimos o mesmo sentimento de Jesus: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, (Flp 2:5-7).

Este é o amor que devemos comemorar um amor que se fez carne, e sofreu na carne a dor do pecado. Hoje em algumas Igrejas e dia da Ceia do Senhor e todo Cristão quando pegar o pão e segurar o cálice deve trazer a sua memória imagem da cruz e ver representadas no pão e suco da vide estas dezesseis características do amor. Características que Jesus demonstrou de forma vívida e vivida. Para que entendêssemos que o praticar do amor é algo que todo e qualquer ser humano esta capaz de fazê-lo. Basta que nos ocupemos em praticá-lo.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 14/02/2015
Reeditado em 14/02/2015
Código do texto: T5137259
Classificação de conteúdo: seguro