As vocações do Verdadeiro Cristão. (Parte 6)

Continuaremos a estudar o capítulo cinco da carta de Tiago, e neste versículo estudaremos a vocação do socorro, quando Tiago diz: Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. (Tgo 5:13). Aqui Tiago tem em mente que a igreja está no mundo para socorrer o ser humano em todas as áreas de sua vida. Vemos nos estudos anteriores que a Bíblia é a literatura que carrega consigo a ocupação com o equilíbrio social. E sendo a Bíblia a palavra de Deus entendemos que Deus sempre se ocupou para que houvesse equilíbrio neste mundo, mas também vemos que na trajetória da existência humana nós nos afastamos cada vez mais do objetivo para o qual fomos criados. Só para lembrar nós fomos criados para cuidar, zelar, guardar pela vida de todos os seres deste planeta, primar pelo bem-estar do próximo e principalmente para termos comunhão por vontade própria. Mas não é isto que a história nos mostra e nem tão pouco vemos acontecer nos dias de hoje. O que vemos é a humanidade ser guiada pela ganância, pela ambição desmedida onde se mata para saciar o desejo ganancioso.

O que vemos Tiago ensinar é que a Igreja deve sempre primar pelo bem-estar de seus membros. Todo líder seja qual for o nível de sua atuação deve fazê-lo pensando no bem-estar do próximo. E, é bom que entendamos que é dever do líder Cristão entender o liderado e não o contrário. Mas seguindo em frente vemos Tiago exortando o povo da época e nós para que atentemos as necessidades daqueles que nos cercam. Se tiver um irmão triste entre nós oremos junto com ele para que este se fortaleça e mantenha firme a sua fé. E quando este estiver feliz sigamos felizes junto com ele, sem se quer lembrar dos momentos de tristezas. Ou seja, sejamos solidários aos nossos irmãos em qualquer momento de suas vidas.

E também vemos que ele nos exorta a cantar, a bem da verdade não há nada melhor para expulsar a tristeza e festejar a alegria do que uma boa canção. A Igreja primitiva era uma Igreja que cantava. Os primitivos cristãos se caracterizavam por estar sempre dispostos a festejar em cânticos e orações. Quando cantamos e oramos estamos entregues por inteiro ao sentimento e cada palavra que entoamos faz-nos vibrar por inteiro. Paulo nos demonstra isto quando diz: Há um lugar adequado para o intelecto da cristandade. Tanto na oração como no canto, a mente e o espírito se envolvem. (1Co 14:15). Como aqui estamos tratando do canto, vemos que ao cantar podemos e devemos pensar no significado das palavras. Os verdadeiros cristãos não são intelectuais estéreis nem emocionalistas irrefletidos. Somos um povo que canta na sabedoria que vem de Deus.

Então entendemos que a igreja primitiva cantava e a igreja de hoje ainda canta. Porque o canto despolui a atmosfera de nossa alma fazendo com que as emoções baixas sejam expulsa de nossa mente. Desopilando o fígado e desta maneira tratamos o ser humano por inteiro. E aqui vai um chavão não que eu goste de chavões mas este se faz necessário: “A Igreja que Canta unida segue unida na missão de socorrer o ser humano em suas necessidades físicas e emocionais.” (Continua)

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 14/02/2015
Código do texto: T5136585
Classificação de conteúdo: seguro