Propósitos 

Autor: Elias Torres 

Um rapaz não conseguia emprego e passava a maior parte do dia sem ter o que fazer. Um dia seu vizinho questionou: 
- Você não trabalha? 
-Não consigo arrumar emprego. 
- Que nada, você que é preguiçoso que não quer saber de trabalhar. Se procurar emprego todo dia, achará o que fazer! 

O rapaz não respondeu e voltou triste para sua casa. Algum tempo depois, o filho daquele vizinho foi subir em uma escada de madeira muito velha e um dos degraus se quebrou. Um pedaço de madeira penetrou na perna do menino, causando muita dor. Ele gritou e sua mãe, ao vê-lo todo ensanguentado, pediu socorro aos vizinhos. 

Aquele rapaz desempregado ouviu os gritos desesperados e pulou o portão da casa daquele que ofendera. Conseguiu um pedaço de tecido e fez um torniquete na coxa do menino para estancar o sangue. Depois, levou o garoto para o hospital em seu carro e cuidou dele até que estivesse fora de perigo. 

Como lemos no texto de hoje, o rapaz preferiu não se aborrecer com o julgamento do vizinho, nem buscou vingança – ao contrario, fez bem ao seu filho. Aquele pai deve ter-se arrependido muito do seu julgamento precipitado – quando ajudou seu filho, o rapaz mostrou quem realmente era. 

Pensando na situação do rapaz, muitas vezes queremos muito algo, mas os planos de Deus são outros. Se o moço estivesse trabalhando não poderia ajudar o menino quando este se feriu. Muitas vezes Deus permite situações assim para mudar nosso caráter e ensinar lições importantes a seus filhos. 

Para isso, precisamos confiar no Senhor, esperar dele a resposta certa e, enquanto ela não vier, fazer o bem (v3) ao mesmo tempo, não faça como aquele vizinho – não julgue quem esta passando por circunstâncias difíceis, porque pode ser que a pessoa esteja esperando que Deus revele quais são seus propósitos para sua vida. 

Confie em Deus e aguarde até que ele revele seus propósitos. 

Leia Salmo 37. 1 – 9. 

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Provérbios 19.21. 

Texto extraído do livro devocional Pão Diário 13