Destaque
 
Autor Elias Torres
 
Leitura Bíblica: João 18. 12- 14; 19-24.
 
O que não falta entre nós são pessoas que querem destacar-se em seu ambiente de trabalho ou religioso. Celebridades fazem de tudo para divulgar sua imagem e prestigio em revistas, na TV ou na internet: expõe seu corpo, fazem fofocas, dizem ter uma nova opção sexual e muitas outras coisas. E, infelizmente, outros ainda chegam ao extremo de apelar para atos criminosos a fim de chamar a atenção para si.
 
Por outro lado, muitas pessoas se destacam por sua eficiência ou competência. E há aqueles que “puxam o tapete” dos outros só para ficar com o cargo deles e se esquecem de que podem perder seu lugar a qualquer momento.
 
No texto lido hoje, Jesus estava sendo julgado injustamente e foi tão humilde que nem contestou tal fato. Quando estava sendo interrogado pelo sumo sacerdote Anás, um dos guardas bateu em seu rosto. Imagino que ele quis “aparecer” perante Anás e todos os presentes, alegando que aquela não era a maneira adequada para falar com o sumo sacerdote. Mas Jesus não tinha insultado a autoridade religiosa, como era proibido.
 
Ele respondeu ao guarda com outra pergunta, conforme o versículo 23. Com essas palavras creio que o Senhor tocou no íntimo daquele oficial. Jesus é o único que nos conhece profundamente. Além de não revidar, Jesus lhe disse a verdade. Também nesse episodio vemos que o Filho de Deus não buscava destacar-se por motivos egoístas, ao mesmo tempo em que se destacava por seu ensino e modo de vida incomuns. 
 
Podemos tirar grandes lições deste fato. O líder na igreja ou no trabalho precisa ficar tranqüilo e não perder o controle, por maior que seja a afronta. Além disso, deve esperar a atuação de Deus. Oferecer a outra face (MT 5.39) não é apenas deixar o outro bater novamente, mas, ao invés de vingança, demonstrar amor.
 
Uma vida com Deus é uma jóia preciosa; o prestigio no mundo, uma bijuteria vulgar.
 
Texto extraído do livro devocional Presente Diário 18.