FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE


O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode no-lo pode dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.
A encarnação do Filho de Deus revela que Deus é o Pai eterno, e que o Filho é consubstancialmente ao Pai, isto é, que ele é no Pai e com o Pai o mesmo Deus único.
A missão do Espírito santo enviado pelo Pai em nome do Filho e pelo Filho “de junto do Pai” ( João 15,26) revela que o Espírito Santo é com eles o mesmo Deus único.”Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.
O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira, e pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão”.
Pela graça do batismo “em nome do Pai e do Filho e do espírito santo” somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na terra na a obscuridade da fé, e para além da morte na luz eterna.
A fé católica é esta: que veneremos o único Deus na Trindade, e a Trindade na unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a substancia: pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, igual á glória, co-eterna a majestosa.
Inseparáveis naquilo que são, as pessoas divinas são também inseparáveis naquilo que fazem.Mas na única operação divina cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade,sobretudo nas missões divinas da encarnação do Filho e do dom do Espírito Santo.
A fé da Igreja afirma a ação criadora do Espírito Santo :Ele é o doador da vida, o Espírito Criador , a fonte de todo bem.
Insinuada no A.T, revelada na Nova Aliança, a ação criadora do Filho e do Espírito Santo inseparavelmente uma com a do Pai, é claramente afirmada pela regra de fé da Igreja:”Só existe um Deus...Ele é o Pai, é Deus, é criador, é o autor, é o ordenador.Ele fez todas as coisas por si mesmo, isto é, pelo seu verbo e sabedoria”. Pelo Filho pelo Espírito Santo, que são como que “suas mãos”. A criação é a obra comum da Santíssima Trindade.
Qual a relação de Maria santíssima com a Trindade Santa? Ela é a filha predileta de Deus Pai. Foi por Ele predestinada para ser a mãe do seu Filho Jesus. É a esposa do Espírito Santo. Através da ação do Espírito santo foi fecundado o seu ventre que foi o primeiro sacrário de Jesus. A ela, esta mulher tão especial no cumprimento do Plano de Deus, peça sua intercessão por todas as intenções do Santo Papa Bento XVI e de cada um de nós. 

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=512250