Os Setes tons De Jesus Em Mateus Onze. (Parte final).

Chegamos ao final deste estudo, e desta feita estudaremos a entonação da solidariedade quando Jesus diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mat 11:28). Em outros estudos nos estudamos sobre a carga que os lideres religiosos da época colocavam sobre os ombros do povo. Vimos que os escribas e os fariseus transformaram os dez mandamentos e dez mil mandamentos. E também já estudamos sobre o julgo que Jesus menciona nestes versículos, o julgo adequado. Então aqui trataremos do chamado para solidariedade.

Jesus nos chama para entrarmos em uma relação de solidariedade, onde o amor e o perdão vem de forma graciosa e gratuita. E aqui cabe entendermos que a humanidade segue solidária na desobediência com Adão. Nos estado comum que nos encontramos somos seres que só ama aquele que o ama; só dá se receber; só ajuda se fora ajudado; seres que tem pouco respeito pela vida alheia; seres que conhece bem seus direitos, mas finge desconhecer seus deveres. E nestas sete entonações da voz de Jesus vemos que isto fica bem claro. E indo mais além vemos pessoas que se dizem comprometidas com Cristo, mas que agem como anticristos. Não conseguem obedecer o mandamento do amor, e nem tentam fazê-lo. Esquecem de observar o mandamento do perdão, e ainda se balizam com uma desculpa fraca, e quando alguém lhe contesta; “você é cristão e tem que amar e perdoar, porque Jesus Cristo amou e perdoou;” a resposta vem de pronto: mas ele era Deus. Mas a verdade é que Jesus enquanto esteve aqui na terra Ele era ser humano como todos nós. E por este motivo Ele pôde afirmar: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. (Mat 11:29). Jesus tomou a nossa forma humana na totalidade, enquanto aqui na terra Ele não era meio Deus e meio humano Ele era 100% humano, isto também já estudamos em outros estudos. E Ele fez isto para que soubéssemos que podemos e devemos seguir os seus ensinamentos e seus mandamentos, porque estes foram feitos sob medida para seres humanos.

E este capítulo termina com Jesus dizendo: Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mat 11:30). Jesus quando diz isto leva seu pensamento no ato da formação do ser humano, (Gen 2:7). Aqui vemos algo que nos chama atenção Deus cria tudo do nada e as palavras usadas para designar este ato são: ברא bara e עשה ̀asah,e estas palavras carregam um significado comum que é o de cria um ser ou algo. Mas quando se refere ao ser humano vemos que é usada outra palavra: יצר yatsar, que tem o significado de: formar, dar forma, moldar. Então entendemos que o ser humano foi formado e moldado a imagem e semelhança de seu criador. E durante estes estudos aprendemos que Deus sempre nos socorre, nos prover de força, nos capacita com sabedoria e nos prove de socorro. E em outros estudos entendemos que Deus é amor,e, é a justiça. E seguindo este raciocínio entendemos que se somos a imagem e semelhança de Deus Pai. Trazemos dentro de nós a capacidade de amar o inamável, de perdoar o imperdoável. E também temos a capacidade de prover socorro, de ser misericordioso, de servir mais que, ou seja, tudo que Jesus nos ensinou a fazer e nos mandou fazer é leve porque fomos criados para isso. E ai vem a pergunta; por que não conseguimos? Porque enquanto seguirmos solidários na desobediência com Adão, a segunda natureza que nos destrói se fará mais forte.

Mas a algo de muito extraordinário no chamado de Jesus, Ele nos chama para um relacionamento de solidariedade, onde a nossa dor é a dor dEle, onde o nosso sofrer é o sofrer dEle, a fim de que possamos cumprir o objetivo, para qual fomos feitos. E o extraordinário aqui é que Jesus não nos deixa sozinhos Ele se propõe a seguir junto, nos ajudando e nos capacitando a aflorar a nossa semelhança com Deus Pai. E aqui fica a lição para aquele que não consegue amar o inamável, perdoar o imperdoável, ore e peça que Jesus lhe capacitará a fazê-lo. Que o Amor de Deus Pai e a paz de Cristo Jesus sejam os árbitros de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 30/01/2015
Reeditado em 30/01/2015
Código do texto: T5119937
Classificação de conteúdo: seguro