Forças
 
 
Tenho ouvido pessoas dizerem que, quando estão desgastadas física e mentalmente, buscam suas forças na natureza: em arvores, campos, bosques, plantas, cachoeiras, flores, etc. Admito que a natureza foi criada por Deus, e muito dela nos faz bem.
 
Passear pelo campo, tomar banho de cachoeira, desfrutar as belas paisagens e respirar o ar puro das montanhas – tudo isso nos faz relaxar, causando-nos a sensação de estarmos recebendo forças, mas o que esta acontecendo na realidade é que descarregamos o nosso peso no momento do passeio e do relaxamento ao não ouvirmos o barulho de maquinas e de carros, nos afastarmos da poluição e de multidões, e também não tendo a responsabilidade do trabalho que nos causa desgaste físico e mental.
 
Com isso temos a impressão de receber energia vinda da natureza, mas a verdade é que deixamos a rotina agitada da vida cotidiana das cidades grandes e nada mais. Ao criar a natureza, conforme lemos hoje, Deus preparou um ambiente maravilhoso para vivermos, e por isso nos sentimos tão bem quando temos um contato mais próximo com ela.
 
No entanto, tudo isso não passa de um reflexo do poder e da bondade do próprio Criador – e é na presença dele, muito mais do que com sua criação, que encontramos a paz da qual a calma da natureza é apenas um recado, conforme o seguinte versículo em salmos 19.1: Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama as obras das suas mãos.
 
Grandes homens de Deus do passado nos relatam como encontraram forças no Altíssimo e não na natureza, até porque esta também é limitada e passageira, como se lê p.ex. em Salmos 46.1-3 (ou Salmos 45, nas edições católicas da Bíblia), ou então como expressou muito bem em 2 Samuel 22. 33-36 o rei Davi, que experimentou intensamente todo tipo de estresse e também a presença de Deus em sua vida. Vale a pena procurar na Bíblia e ler também esses textos e meditar neles! 
 
Leia Genesis 1. 1-19.
 
“Se o contato com a Criação já faz tão bem, imagina a amizade com o Criador!”  
 
Texto extraído do livro devocional pão diário 14