Doenças

Doenças

Autor: Elias Torres

Ninguém está isento de pegar uma doença, física ou emocional. Nem os profissionais da saúde, que sabem como preveni-las, estão imunes. Aliás, Jesus nunca disse que não ficaríamos doentes ou não teríamos problemas - pelo contrário, avisou que teríamos aflições neste mundo conforme (João 16.33). Também não prometeu curar a todos – isso vai depender do propósito que Deus tem com a enfermidade.

É certo que ninguém gosta de ficar doente, mas há algumas doenças que são provocadas por nós mesmo – vícios como beber e fumar, ou então a falta de prevenção ou da busca de tratamento médico, por teimosia ou medo.

Precisamos cuidar de nossa saúde e também estar preparados para quando a doença chegar, vivendo com alegria, tendo bons relacionamentos, agindo com otimismo e confiando em Deus sempre. Quando ficamos doentes, temos de ser obedientes e seguir todas as orientações médicas, orando para que Deus oriente e dê sabedoria aos profissionais que cuidam de nós.

Uma doença pode nos obrigar a deixar a vida agitada, parar um pouco e refletir sobre a nossa vida – e também nos aproximar de Deus e das pessoas que amamos. Digamos que ela tem um lado bom: descobrimos quem são nossos verdadeiros amigos, aprendemos a ser mais humildes e pacientes com as pessoas que sofrem e a doença até pode ser motivo para que nossa família fique mais unida.

No texto de hoje vimos que um aleijado foi curado por Pedro e João, certo? Não, e Pedro fez questão de deixar claro que a cura tinha sido efetuada por Jesus Cristo – pelo poder de seu nome. Não devemos cobrar de Deus a cura – não duvide que ele possa fazer isso, a questão é se ele quer nos curar.

Se nossa vida está nas mãos de Deus, ele tem todo o direito de decidir o que irá fazer dela. Porém, se você for curado, não esqueça de fazer como Pedro e dar toda a glória a Cristo.

Na saúde ou na doença, nosso conforto está em Deus.

Leia Atos 3. 1-16.

[As palavras da sabedoria] são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Provérbios 4. 22.