Virgindade e Pureza : O Que Uma Coisa Tem A Ver Com A Outra ?

É cada vez mais crescente o número de movimentos que defendem a abstenção sexual antes do casamento e , alguns até , orientam a recusa total de qualquer carícia entre casal de namorados.Acompanhando o aumento destes movimentos ,também aumentou vertiginosamente o número de seguidores . Mas será que isto é tudo que Deus quer de nós enquanto solteiros ?

Antes de respondermos estas questões devemos desmistificar algumas coisas . Manter-se virgem não é garantia de uma casamento feliz no futuro ( tampouco garantia de casamento) e a castidade não deve ter este propósito . Tudo o que fazemos deve ser por obediência a Deus de modo que lhe renda glória conforme está escrito :" Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)

Paulo, ao escrever para Timóteo, orienta : "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4:12). Existe algo mais difícil do que ser exemplo para alguém ? Assim , o que o texto nos mostra é que um jovem cristão deve agir de modo tal ele seja entre os crentes referência, com uma fé não fingida e um coração puro.

(1 Timóteo 1:5).

Dada a dificuldade de viver de modo irrepreensível, a ponto de ser tomado como exemplo para os demais, criou-se um conjunto de regras , uma espécie de roteiro do que deve fazer ou não fazer. Assim, nos apegamos a estas doutrinas humanas como se fosse uma pedra de salvação de nossa mente carnal e pecaminosa. A santidade , que deveria ser buscada em oração e leitura da bíblia, agora provém de um legalismo infundado.

Tal moralismo, aquém do pregado por Cristo, conduz à religiosidade, de modo que, adquirimos um apego demasiado pelas aparências e nos esquecemos de cuidar do interior.Cristo chamou estes que assim agem de Sepulcros Caiados, conforme está escrito " Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade." (Mateus 23:25-28). O que quero dizer com isto é que ser cristão ou ter um namoro santo , não tem a ver somente com fazer ou deixar de fazer isto e aquilo para parecer puro, tem a ver com a sua vida cristã de forma geral . Seu namoro será santo se em todas as áreas de sua você estiver buscando a santidade e isto não se faz seguindo um roteiro que fulano recomendou, se faz orando e lendo a bíblia . Não existe santificação em parte específica da sua vida . Ou você é integralmente santo , ou não é !

A Santificação é o processo pelo qual Deus opera em nosso interior de modo que o exterior transpareça as virtudes provenientes de Cristo.

Mas o que Deus quer de nós afinal ? Bem , a bíblia nos ensina que devemos ser puros ( 1 João 1. 3) e isto não tem a ver somente com o que você faz, tem a ver com o que você pensa ou o que faria se ninguém pudesse te ver.Ser puro vai além de regras , ser ou não ser princesa do Senhor, ou ainda, uma lista de pode ou não pode, tem a ver com obediência, temor a Deus. Sabendo que você se guarda não para um casamento, mas para Deus ainda que este casamento não chegue. Assim encerro o meu texto pedindo que guarde não este conjunto de doutrinas humanas criadas por homens a fim de distorcer a verdade, mas que você guarde o seu coração porque dele procedem as fontes da vida. ( Provérbios. 4. 23)

Karoline Correia
Enviado por Karoline Correia em 28/12/2014
Reeditado em 28/12/2014
Código do texto: T5083851
Classificação de conteúdo: seguro