Amabilidade Atributo do Verdadeiro Cristão

Não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.(Tit 3:2). Nesta passagem o apóstolo Paulo, mostra uma das características que deve brilhar na vida e no caráter de um Cristão de valor, à amabilidade. Poque ser cordato é comporta-se e portar-se diante dos acontecimentos e pessoa com sensatez.

O bom Cristão dever ter em seu caráter a amabilidade. A palavra:επιεικης epieikes, tem entre seus significados: equitativo, íntegro, suave, gentil. E quando em seu significado observamos que equitativo descreve a pessoa que busca à equivalência entre o ato e a pessoa envolvida e não se atendo somente à lei. Mas é capaz de observar o que está por trás desta; podemos ver isto quando João descreve a passagem da mulher que havia cometido adultério, (João 8:4-11). Ou seja, epieikes é aquele que é capaz de considerar não só o que diz a lei, mas também a mente e a intenção do legislador. A pessoa epieikes está sempre preparado temperar a justiça com a misericórdia, e a evitar a injustiça. Muitas vezes descansamos no fato de sermos estritamente justo. Mas a justiça sem misericórdia é tirania e destrói mais que justifica.

Uma pessoa com o caráter amável é uma pessoa que sabe fazer uso da temperança. É uma pessoa cujo temperamento estará sempre sob controle. Descreve a pessoa que sabe quando tem que zangar-se e quando não deve fazê-lo, é uma pessoa que pacientemente suporta os males que lhe têm feito. Uma pessoa com o caráter epieikes, é um tipo de ser humano que sempre está gentilmente preparado para ir em ajuda de outros, mesmo quando estes lhe têm feito mal ou prejudicado.

Qualidades como estas só possível aflorar em nós se buscarmos incansavelmente em oração ao Espírito Santo. Porque tais qualidades são atributos do verdadeiro Cristão e o verdadeiro Cristão é aquele cujo em seu coração Cristo reina supremo. E no coração onde reina Cristo Jesus não há lugar para preconceitos e nem acepções de pessoas. Porque isto é o que Paulo ensina-nos quando afirma a palavra: πραοτης praotes; que significa: gentileza, bondade, humildade; sendo assim ele está se referindo a aquele que saber servir independente do posto que ocupe, a gentileza, a bondade e principalmente a humildade se fará presente em suas ações. E, é bom que lembremos hierarquia é um posto e como to posto sua ocupação pode ser renovada.

E o que aprendemos com isso? Aprendemos que o bem-estar de qualquer comunidade depende de que os cristãos, que a ela pertençam, entendam e aceitem o dever de demonstrar a todo mundo sem distinção, o que é misericórdia no servir em amor e verdade, sendo gentil e amável a todos sem exceções, pois nisto consiste à nobreza da cidadania Cristã.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 22/12/2014
Código do texto: T5077858
Classificação de conteúdo: seguro