A sabedoria do Espírito Santo Refletida em Barnabé.

A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (Ats 11:22-26). Estes versículos relatam a conversão dos gentios, e os acontecimentos em Antioquia. Quando os líderes da Igreja em Jerusalém se inteiraram do que acontecia em Antioquia enviaram naturalmente alguém para que investigasse a situação. Mas o guiar do Espírito Santo os faz enviar à Barnabé. Poderiam ter mandado a alguém com uma mentalidade rígida e estreita que tivesse feito da lei um deus e que estivesse preso a suas normas e regras; mas enviaram o homem que tinha o coração maior de toda a Igreja, enviaram a Barnabé. E, é aqui que vemos o agir do Espírito Santo; Barnabé já tinha apoiado a Paulo e o tinha patrocinado quando todos suspeitavam dele (Atos 9:27). Já tinha dado uma prova de seu amor cristão com sua generosidade para com os irmãos necessitados (Atos 4:36-37). E agora a sabedoria do Espírito Santo o faria colocar Paulo em ação.

Ele observou o estava acontecendo, viu os gentios serem atraídos para Igreja. E enxergou a necessidade de alguém que soubesse falar tanto com os judeus como o os gentios convertidos. Esse alguém devia ter uma dupla formação. Devia tratar-se de um judeu criado na tradição judia; mas devia ser também um homem que enfrentasse os gentios em um plano de igualdade. Devia ter coragem, já que Antioquia não era um lugar fácil para um líder cristão; e devia ser hábil para falar e discutir já que deveria enfrentar o ataque de judeus e gentios. E Barnabé lembra-se de Paulo, segundo historiadores por aproximadamente nove anos não soubemos nada a respeito de Paulo. A última notícia que temos escrita dele foi quando escapou de Cesareia a Tarso (Atos 9:30). Sem dúvida durante este tempo tinha estado dando testemunho de Cristo em sua cidade natal. Esteve preparando-se, e agora estava pronta a tarefa que lhe tinha sido destinada; e Barnabé com uma profunda sabedoria o põe a cargo dela.

Mas aqui também vemos outro fato interessante foi aqui que pela primeira vez na história como está escrito no livro de Atos: “Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Ats 11:26). Nome que hoje muitos de nós envergamos, mas nem sempre compreendemos. A explicação para o surgimento do nome cristão deve-se a que, quem ali morava e era chamado de cesariano, era aquele que pertencia ao partido de César, e os cristãos eram os amigos de Cristo. Estes cognomes eram usados de forma jocosa, uma zombaria. Mas os cristãos tomaram este cognome e converteram-no em um nome que todo mundo chegaria a conhecer. Por meio de suas vidas o converteram em um nome que deixou de ser depreciativo para significar coragem, amor e benignidade e carregado das virtudes admiradas por todos do mundo. Um nome que representa ser cópia de Cristo Jesus em amor e verdade.

E o que apendemos com isso? Aprendemos que ao aceitar o chamado de Cristo, ele aos poucos nos transforma e nos supre através do Espirito Santo com a sabedoria divina. A fim de que, possamos compreender e transformar a situações que nos advier. Transformando aquilo que parece ruim em algo santificado para ser útil no caminho do servir em amor e verdade. Que a Paz de Cristo sejas o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 18/12/2014
Código do texto: T5073765
Classificação de conteúdo: seguro