Comentário da Liturgia da 4ª feira
da 8ª semana do Tempo Comum.
(Eclo 36,1-2ª.5-6.13-19;SL 78(79)8.9.11.13; Mc10,32-45).
Jesus a caminho de Jerusalém anuncia pela 3ª vez sua morte e ressurreição. Mesmo assim os discípulos ainda têm uma concepção política sobre o Messias e ambicionam os primeiros postos de honra. Vaidade das vaidades - Tudo é vaidade, nos diz o livro do Eclesiástico. É preciso lutar contra ela, que é uma das grandes tentações que nos afasta de Deus e é um empecilho para o desapego.A comunidade do Messias rege-se ou deve reger-se por princípios opostos aos do mundo. Nela o espírito de serviço substitui a ambição, pois no serviço reside a dignidade. O próprio Cristo afirma nestes versículos do Evangelho de hoje e comprova com sua morte de cruz e ressurreição que veio para servir e salvar a humanidade dando sua vida como resgate.Jesus diz para Tiago e João que se é da vontade deles segui-lo, beberão da sua taça e serão batizados com o seu batismo.Eles realmente suportaram mais tarde, heroicamente, as maiores torturas e morreram martirizados como o Mestre. Porém o posto que ocuparam no céu depende da vontade de Deus, e certamente o mais alto posto no céu, é destinado a Maria Santíssima, a mais santa das criaturas, a mãe de Jesus, a co-redentora da humanidade.
Na 1ª leitura lemos tende piedade de nós...no Salmo: tende compaixão e olhai para nós, Senhor. São passagens importantes por que apresentam a imagem de um Deus próximo que vai atender o nosso pedido e vai vir ao nosso encontro. Segundo a leitura do Eclesiástico Deus olha para a realidade do seu povo que clama. Portanto clamemos: Senhor! Olhai para nossa vida, para a nossa família, para a nossa sociedade, pois precisamos tanto da sua graça para libertarmo-nos de tudo que nos oprime e escraviza, especialmente a cultura de morte reinante nos dias atuais. Que nossa Igreja seja testemunho de serviço pela causa do reino, para construir um mundo melhor. Concedei-nos a graça e o dom do serviço para trabalharmos por seu reino, para que correspondamos com nossos atos , nossos serviços, certos de que Deus olha por nós e nos dá a fortaleza para servir.
Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=506786