PUREZA E UNÇÃO AO LONGO DA VIDA ...


 
TEMA: PUREZA E UNÇÃO AO LONGO DA VIDA...
TEXTO: Eclesiastes 8:9
DATA: 30/11/2014

TEXTO (Está escrito):

Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a sua cabeça (Eclesiastes 8:9).


INTRODUÇÃO:

Certa vez, um homem perseguido, entrou numa caverna (para fugir dos perseguidores) e, na entrada sujou–se ao passar por uma imensa teia de aranha...
Começou a pensar: Porque DEUS fez a aranha, um animal tão nojento...
Sentou–se, escondido, e, começou a observar que a aranha refazia a teia rapidamente... Daí a pouco, ouviu as vozes dos perseguidores:
Deve ter entrado na caverna...
E, o outro disse: Não deve ter entrado, senão teria derrubado a teia da aranha...
Calado, começou a pensar que a aranha não era um animal tão nojento, pois graças a teia que o sujara escapara dos perseguidores...


ELUCIDAÇÃO:

Eclesiastes significa pregador (Em hebraico, alguém que chama ou reúne povo. O título se refere àquele que dirige a assembleia).

O perfil do escritor aponta para Salomão – as evidências são muitas: Os títulos indicam filho de Davi, rei de Jerusalém e rei de Israel.

Uma vez Salomão aceito como o autor; provavelmente ele escreveu ao final de sua vida, num período não posterior a 931 a. C. com a principal intenção de advertir os jovens de seu reino, sem omitir os demais – para que evitassem viver segundo o caminho da sabedoria humana, e os exortou a viverem de acordo com a sabedoria de DEUS revelada.

Para fins de estudo de Eclesiastes se deve considerar que o autor faz um exame minucioso da vida sem DEUS – ela não tem sentido algum e dividindo o livro em três partes temos:
1. A vida tem propósitos? (cap. 1 e 2);
2. Vida, sabedoria, loucura (cap. 3 – 11);
3. “Lembre–se do seu criador” (cap. 12).

Ou considere três aspectos:
1. A Investigação de Salomão (1– 6);
2. As Conclusões de Salomão (7–11);
3. O Conselho final de Salomão (12).

Do segundo parte, selecionamos o verso lido para refletirmos sobre o tema: PUREZA E UNÇÃO AO LONGO DA VIDA.


EM PRIMEIRO LUGAR: Para se ter: PUREZA E UNÇÃO AO LONGO DA VIDA é preciso: SABER O QUE QUER a partir do que olha:

Não porei cousa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará (Salmos 101:3).

O grande dilema do ser humano é saber pra onde olhar, porque é preciso olhar dentro de si mesmo pra saber a obra–prima que o CRIADOR fez (ou pode fazer) em nós (e através de nós) e o ser humano vive perdido em si mesmo (e, a partir de si mesmo).

Interessante é o fato que há muitos séculos o salmista sabia o que devia colocar diante dos olhos e em nossa época temos excesso de poluição visual que trás como consequência a poluição completa do ser humano e do local onde vive...

A questão do que se coloca diante dos olhos é tão significativa que, dos ensinos de JESUS, muito teve a ver com os olhos (tanto com o que se coloca diante dos olhos, quanto com o que se coloca os olhos em cima... Certa vez, ELE disse que são os olhos a lâmpada do corpo:
Está escrito:
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso.
Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão.
(Mateus 6:22–23).

Considero que o problema do país não é uma ou duas pessoas olhando de forma errada, mas milhões... Os escândalos e a realidade não deixam dúvidas...


EM SEGUNDO LUGAR: DIANTE DA FALTA DE FORÇAS:

Para se ter: PUREZA E UNÇÃO AO LONGO DA VIDA é preciso: SABER O QUE QUER a partir do que ocupa a mente:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21).

A questão não é apenas em relação ao que está sendo colocado diante dos olhos (ou onde se está colocando os olhos); mas também o que está sendo comum colocar na mente ou em que se coloca à mente...

A questão do conteúdo da mente é tão séria que Tiago (em sua carta), alerta para o perigo da língua:
Está escrito:
Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno (Tiago 3:6).

E, conforme está escrito o pecado não vem de fora para dentro do ser humano, mas faz o caminho inverso:
Disse JESUS: Porque a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34b). Vale salientar que a BÍBLIA constantemente usa a palavra coração para se referir ao centro das emoções do ser humano.

O homem bom tira do tesouro bom cousas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira cousas más.
Digo–vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo.
Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.
(Mateus 12:35–37).


EM TERCEIRO LUGAR: DIANTE DE DEUS;
Para se ter: PUREZA E UNÇÃO AO LONGO DA VIDA é preciso: SABER O QUE QUER a partir do que se fala:
Quando se olha a realidade tão cheia de problemas, se pensa que o mundo está cheio de problemas, sem imaginar que os problemas existem por que o ser humano está com a mente (coração = o centro das emoções) cheio de coisas que causam problemas:
Disse JESUS:
Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.
Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso?
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.
Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.
(Mateus 15:11, 17–20).

Como disse, no primeiro ponto:
Está escrito:
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso.
Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão.
(Mateus 6:22–23).

Como disse o Apóstolo Paulo:
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Colossenses 4:6).


CONCLUSÃO:

Disse JESUS:
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus (Mateus 5:16).
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/11/2014
Código do texto: T5051533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.