Estar em Cristo
Estar em Cristo.
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” João 15.1,2
Nossas vidas são formadas por condições diversas. Condições essas que nos mostram como devemos nos comportar diante das situações corriqueiras. A Palavra de Deus nos diz que há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec.3.1), assim sendo, temos diante de nós a grande e única condição de estar ou não estar em Cristo.
Jesus fala aos seus discípulos sobre a prática de dar fruto. Ele fala em parábola e se diz como a videira, símbolo de fertilidade entre o povo de Israel, a comparação tem fundamento em relação ao fato de se estar ligado a ele e produzir frutos para o Seu reino. A condição é simples, estar em Cristo e produzir fruto ou, estar e não produzir nada. Jesus diz que o Pai é o agricultor, aquele que cuida da planta e que tem a responsabilidade de podá-la quando necessário for. Jesus diz que ele, o agricultor, observa a videira, seu filho, e todos os que estão nele.
Alguns são cortados, são retirados, são excluídos por não produzirem fruto; não servem para permanecerem na videira, estão apenas ocupando um lugar. Estão presentes mas é como se não estivessem, se contentam apenas em estar. Nos nossos dias encontramos muitos religiosos e poucos crentes; muitos estão na Igreja só preenchendo o espaço.
Alguns são limpos, são cuidados para darem mais fruto ainda. Esses entendem a condição imposta pelo agricultor. Eles sabem que estão numa videira verdadeira, numa planta cheia de seiva e verdor, nada melhor que produzir frutos para ela. O mesmo Jesus Cristo afirmou: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” (15.5,6).
Temos, então, condições a seguir: Estar em Cristo e produzir fruto ou, estar em Cristo não produzir nada. Pense nisso o Pai que é o agricultor está observando e cuidando da videira que é seu Filho.
Que o Senhor nos abençoe!