Papai noel?
Estamos quase no final de novembro, logo estaremos vivendo mais um Natal. Que infelizmente nos dias de hoje é só "papai noel".
Vocês sabem o significado do dia de Natal? Há mais de dois mil anos,
dia 25 de dezembro nasceu o Filho de Deus, Jesus Cristo. Aquele que veio ao mundo para nos salvar. Ou melhor, para salvar toda a humanidade. Adão e Eva tinham pecado contra as leis de Deus.
E Jesus veio ao mundo como humano, nasceu de uma jovem, Maria e da ação do Espírito Santo. Quando o Anjo Gabriel veio perguntar para aquela jovem, se Ela queria ser a Mãe do Filho de Deus, Maria ficou muito assustada. E disse ao Anjo que não conhecia homem nenhum. Pois Ela era noiva de José. Mas o Anjo lhe explicou como seria esta sua "gravidez". E Maria respondeu ao Anjo, SIM. Faça-se em mim segundo a vossa vontade. Mesmo sabendo tudo o que iria passar.
Mas, o homem não entendeu nada. O prenderam numa cruz, e o mataram. Mataram o Filho unigênito de Deus. Aquele menino que não encontrou lugar para nascer. Nasceu numa manjedoura, junto com os animais. Aquele que viveu a sua vida amando, curando, ensinando, perdoando todos os seus irmãos. O Filho de Maria e José, o carpinteiro, que o criou e o amou como seu filho legítimo. Aquele que não teve pecado, que era só amor, até por aqueles que não o amavam. Os poderosos que achavam que Ele seria um Rei poderoso, que iria tirar os seus "tronos". Mas Jesus sempre dizia, o meu reino não é aqui na terra. A falta de amar, o egoísmo, falou mais alto.
E hoje as lojas, os meios de comunicações, só falam em papai noel. No consumismo. Mensagens de Natal, só se for num canal católico.
Parece que as pessoas só precisam de carro novo, televisão, celular, etc. E infelizmente as crianças já estão vivendo esta mesma prática, só consumindo, "pedindo brinquedos caros", ao papai noel.
Ninguém pensa em participar de uma Santa Missa, para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Reunir a família para partilhar um almoço.Trocas presentes, passar um dia com muita alegria.
Agradecer à Deus por seu amor por nós. Pelo dom da vida.
Só que nos dias de hoje, Natal é dia de excessos de comidas, bebidas, barulho, que acabam quase sempre em brigas, acidentes de trânsito com vítimas fatais, afogamentos nas praias. Tudo por "excessos".
Visitar um doente, ir numa agência dos correios pegar uma cartinha de uma criança carente, para realizar seu sonho? Nem pensar, pois ninguém tem tempo. Ter tempo é questão de organização.
Os familiares de muitos idosos, já os "colocaram nas casas de repouso". E como eu já vi, muitos recebem seus presentes até um mês antes. Principalmente aqueles filhos, parentes, que passarão este "feriado" na praia ou no exterior.
E no fundo a festa de Natal é mesmo para os empresários, que vendem muito. E que não estão interessados em você como um filho de Deus, só como, mais um consumidor.
E para você, o que é Natal?