O Pedido Certo Pelo Motivo Certo.
1Reis 3.3-15 – O pedido certo pelo motivo certo.
Você sabe qual é a diferença entre sonho e projeto? O sonho não precisa ser levado a sério e pode tornar-se um modo de fugir da realidade. O projeto é o inicio do que se deseja realizar. O projeto deve ter alvo definido, determinação e compromisso para executá-lo.
Deus tinha planos para a vida de Salomão, e Salomão, assim como seu pai Davi, “amava o Senhor”. Todavia, Salomão mantinha a tradição da adoração nos altos com holocaustos (vs.3,4). Salomão assumira o trono sobre Israel há pouco tempo. Um trono bem cobiçado, porém, um trono prometido e destinado a Salomão, “Salomão amava ao Senhor e o Senhor amava a Salomão” (2Sm.12.24).
Antes mesmo de Salomão ser ungido rei de Israel, seu meio-irmão Adonias, filho de Hagite (2Sm.3.4), homem de boa aparência, tomou a decisão por conta própria de ser rei após seu pai Davi (1Rs.1.5), entretanto o profeta Natã, junto com Bate-Seba, mãe de Salomão, leva o caso ao rei Davi que toma as devidas providências sobre Salomão (1Rs.1.32-37). Salomão amava ao Senhor.
É em sonho que Deus faz a indagação mais importante da vida de Salomão: “Pede-me o que queres que eu te dê.” (v.5) ou seja, “O que você quer que lhe dê?” (NTLH). Esta pergunta nos remete à Mc.10.51, Jesus perguntou a Bartmeu: “Que queres que eu te faça?”. A resposta de Salomão é rica em reconhecimento do amor de Deus, e rica em humildade; é rica em temor e responsabilidade (vs.6 e 9). Salomão amava ao Senhor.
Salomão não fez pedidos especiais, nem tão pouco expressou desejos comuns de um rei, como vida longa, riquezas ou a morte dos seus inimigos (vs.10,11). “Estas palavras agradaram ao Senhor.”
Tiago diz na sua carta: “Pedis e não recebeis, porque pedis com motivo errado, para gastardes em vossos prazeres” (Tg.4.3). Tiago se dirige a judeus convertidos que mostram dificuldades como: orgulho, discriminação, amor ao dinheiro, impulsos incontrolados, hipocrisia e calúnia (fatos comuns na igreja atual). Então a graça de Deus foi derramada sobre Salomão e ele recebeu sabedoria sem igual em toda a história de Israel. Além da sabedoria Deus lhe concedeu riquezas e glória inigualável (vs.12,13). Mas existia uma condição – Deus é amor mas é justiça também – uma vida longa depende da contínua fidelidade de Salomão à Deus (vs.14). Uma condição que ele falharia no futuro (1Rs.11.1-13).
Salomão fez uso da sabedoria concedida por Deus (1Rs.3.16-28). Se você planeja mudanças, pare de sonhar, fale menos e trabalhe mais. Não será fácil, nem barato, mas você terá na ponta da língua o que pedir a Deus e Ele lhe abençoará. O seu projeto planejado lhe trará frutos. Sem trabalho os sonhos e os projetos morrem. “Salomão amava ao Senhor, e o senhor amava a Salomão”. Pense nisso!
Que o Senhor nos abençoe!