O Dever de Levar Luz, Esperança e Vida.

Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. (Mat 9:36). Quando estudamos o evangelho de Jesus Cristo, vemos que Ele se ocupou do ser humano por inteiro, curou o corpo a alma e regenerou o espírito. Aqui nesta passagem vemos Ele compadecer-se da multidão que estava confusas e exaurida. Seu coração foi movido por uma profunda compaixão.

E esta cena inspirou piedade em Jesus na ocasião. Os escribas e os fariseus, os sacerdotes e os saduceus, pilares da religião ortodoxa de seu tempo, não tinham nada para oferecer-lhes. Os mestres da religião tradicional não eram capazes de dar orientação nem consolo nem força para viver. Sobrecarregavam o povo com seus dez mil mandamentos e esqueciam de praticar o maior mandamento que é o amor. Fazendo com que o povo cai-se exaurido e aflito. A palavra usada para aflita no grego é a seguinte: εκλυω ekluo, e o seu significado aqui é o seguinte: enfraquecido até a exaustão, tornar-se fraco, tornar-se cansado, estar cansado desanimado, perder a esperança. E a palavra usada para exausta é: ριπτω rhipto , entre seus significados tem o de: lançar ao chão, prostrar. Sendo assim podemos entender que as autoridades religiosas daquela época sobrecarregavam o povo tornando-os cansados e prostrados sem esperanças de vida. Assim estava o povo daquela época prostrados como aquele que em combate sofreu uma ferida mortal e cai ao solo sem esperanças de se levantar.

Naquela época o povo estava caído e disperso devido as atitudes de homens rapaces, que careciam de piedade e que tratavam o povo com uma insolência gratuita. Hoje acontece algo diferente o povo é tratado com uma visão relativista onde tudo é relativo, criando uma visão confusa chegando ao mesmo resultado. Em que pessoas rapaces sobrecarregam e abusam da ingenuidade da multidão. E na a maioria das vezes usam o nome de Jesus para dar valia aos seus facciosos e danosos planos.

Mas aquele que realmente caminha em Cristo é capaz de enxergar tais planos. Jesus é luz para o mundo, esperança para o desesperançado, e ânimo para o desanimado e vida em abundância para aquele que já desistiu de viver. E todo aquele que se denomina Cristão tem o dever de levar luz para aquele que vive na escuridão dos vícios, esperança para aquele que está caído devido o peso das coisas do dia a dia, levar ânimo a todo aquele que devido as tristezas e os males do dia a dia está desanimado. E, o mais importante levar vida onde a morte se faz presente. E aqui de forma simples e clara ficam resumidos os dois maiores mandamentos: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mat 22:37-40). E assim faremos a vontade de Deus na terra e em um tempo certo a faremos nos céus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/11/2014
Código do texto: T5038473
Classificação de conteúdo: seguro