O Leve e Adequado Jugo do Amor.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mat 11:29,30). Nestes versículos vemos Jesus afirmar sobre a leveza do seu jugo, ou melhor dizendo a sua confortável adaptabilidade. Jugo era uma peça que se colocava nos bois de carga, para que os mesmos pudessem transportá-las. Na Palestina, os jugos dos bois eram feitos de madeira. Levava-se o boi e se tomavam medidas. Logo se trabalhava o jugo e se voltava a levar o boi para prová-lo. Então se ajustava bem o jugo, para que se adaptasse ao pescoço do paciente animal e não a machucasse. Uma lenda conta que Jesus fazia em sua oficina os melhores jugos da Galileia, e que gente de toda Galileia ia à sua oficina de carpinteiro para comprar as melhores cangas de bois que se podiam obter de um artesão. Na entrada da oficina tinha uma placa dizendo: “Meus jugos se adaptam bem.”

Então podemos dizer que Jesus fez uso desta frase para expressar a seguinte ideia: “O meu jugo é leve porque foi feito sob medida para cada um que decide me seguir.” Ele nos convida para uma vida que é regida pelo amor. Na época fazer a vontade de Deus era uma tarefa difícil devido ao jugo da lei. Não que a lei entregue a Moisés fosse algo difícil de seguir. Mas o ser humano com o distanciamento de Deus à transformou em dez mil regras. Ou seja, um emaranhado de regras a serem seguida, que quase sempre servia mais como pedra de tropeço, do que como baliza para uma vida na vontade de Deus.

Também podemos ver que a palavra traduzida do idioma grego é, “chrestos”, que significa também: adequado. Ou seja, jugo que Jesus nos oferece é um julgo do nosso tamanho, porque fomos feitos a imagem e semelhança de Deus. E Deus sendo amor somos seres capacitados a amar. Somos seres que fomos feito no amor, pelo amor e para amar. Sendo assim, Envie-nos Deus o que nos envie estará feito para adaptar-se com precisão a nossas necessidades e a nossa capacidade. Deus tem uma tarefa para cada um de nós, que está feita sob nossa própria medida. Não é que a carga seja fácil de levar, mas sim Ele à entrega a nós com amor, e se supõe que devemos levá-la com amor, e o amor faz até da carga mais pesada algo fácil e leve de se suportar. Quando lembramos do amor de Deus, quando sabemos que nossa carga consiste em amar a Deus e aos homens, a carga se transforma em uma doce missão. Há uma historieta antiga que serve como lindo exemplo: “um homem encontrou um menino pequeno carregando a um menino ainda menor, que era coxo e ele afirmou ao menino que carregava o outro; Essa é uma carga muito pesada para você. De pronto replicou o menino; não é uma carga, nem tão pouco é pesada, é meu irmãozinho que eu amo muito.” Sendo assim, a carga que se dá com amor e se leva com amor sempre fica leve e prazerosa. Que amor de Deus Pai seja sempre o motivador de nossas ações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 08/11/2014
Código do texto: T5027791
Classificação de conteúdo: seguro