William Carey

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lc 9:62

William Carey, um sapateiro e pastor, parecia um improvável líder para as missões mundiais, indignou-se com a indiferença cristã pelos perdidos ao redor do mundo. Assimilou os ensinamentos de Robert Hall Sr. que se tornou seu mentor intelectual e teológico.

Carey descobriu seu “sistema de divindade” na obra de Hall, Helps to Zion’s Travelers. Chamado de calvinismo evangélico. O sistema afirmava que: Deus é soberano para salvar, a Igreja é obrigada a pregar e a humanidade caída é responsável por dar uma resposta. Seu amor pela missão global da Igreja foi nutrido por um movimento de oração que ele participava.

Mapas e gráficos cheios de estatísticas decoravam as paredes de sua casa. Em 1792 publicou o livro Uma Averiguação da obrigação dos Cristãos de Usar Meios para a Conversão dos Pagãos. Em seu famoso sermão em Is 54:2 disse: “Alargue o espaço da tua tenda” as cordas da graça precisavam ser esticadas por todo o globo.

A Igreja estava olhando para trás com isso a tenda do evangelho encolheu e ficou pequena demais. A Igreja precisava “esperar grandes coisas de Deus e tentar grandes coisas para Deus”. Carey partiu para a Índia com sua esposa Dorothy, um colega de trabalho, John Thomas, em 1793. Apesar das dificuldades não largou a mão do arado trabalhou para se manter, completou uma tradução parcial da bíblia para o bengali em 1798, fundou uma editora, fundou uma escola para alfabetização de adultos.

Uniu-se a Joshua Marshman e William e Hanna Ward e ficaram conhecidos como o “trio de Serampore”. Formalizou uma aliança em 1800 chamada o Formulário de Acordo que trazia 11 promessas sobre a maneira como o trio conduziria os seus trabalhos missionários. No último domingo de 1800, o cristianismo na Índia teve seu primeiro convertido; Krishna Pal, que seguiu a Cristo fielmente até ser martirizado por sua fé em 1821.

Carey terminou o novo testamento em bengali em 1801 e a bíblia toda em 1809. Além do trabalho de tradução, Carey escreveu e publicou várias gramáticas e dicionários, e seu maior feito foi o primeiro dicionário do bengali, em 1815. Foi importante na aprovação de uma lei que abolia a suttee, iniciou um movimento contra a prática hindu de sacrifício de crianças e trabalhou para construir um hospital de leprosos.

Perdeu sua esposa em 1807 e um segundo casamento mais feliz durou apenas 12 anos com a morte da sua segunda esposa. Carey morreu em 1834 na Índia, aos 73 anos de idade e na sua sepultura foram gravadas as palavras: ‘Eu, verme miserável, pobre e incapaz. Caio em teus braços carinhosos’”.

William Carey deixou um modelo de missões como um legado: Uma teologia bíblica para a oração e ação, organizações paraeclesiástica comprometidas com a palavra de Deus, tradução e disseminação da palavra de Deus, unidade visível entre os cristãos, Igrejas nacionais e líderes nacionais, sensibilidade cultural, um estilo de vida seguindo o modelo da Palavra de Deus encarnada.

Carey segurou firme no arado e não olhou para trás, a Palavra foi a lâmpada dos seus pés, a luz que iluminou todos os seus passos, esforçou-se e teve bom ânimo, não pasmou-se e nem se espantou, anunciou a boa nova e fez ouvir a paz, andando chorando e se alegrando. Amem!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 30/10/2014
Código do texto: T5017196
Classificação de conteúdo: seguro