Pensai Nas Coisas Lá do Alto.

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; (Col 3:2). Neste versículo vemos o apóstolo paulo nos ensinar o que devemos realmente buscar. E quando entendemos este ensinamento começamos a entender o real caminhar de um Cristão. Quando ele diz: “buscai as coisas que são de cima”, devemos buscar entender significado desta frase. O que são as coisas de cima, no que se ocupa o Pai celestial e no que se ocupou o Jesus Cristo seu filho e nosso Senhor?

A palavra do grego traduzida para pensar é a seguinte: “φρονεω phroneo”, que significa: dirigir a mente para algo, procurar, esforçar-se para entender. Parafraseando o que Paulo disse, devemos focar nossos esforços para entender e viver o eternal antes que o temporal. Mas é aqui que devemos cuidar para entender o significado de eternal. Não podemos confundir o eternal com uma vida ascética, ou uma vida que segue observando uma santificação de legalista. Ou ainda uma vida repleta somente de ritos e rituais vividos dentro de um templo. Jesus ensina isso aos fariseus quando Ele diz: Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. (Mat 12:7). Aqui Jesus faz menção as palavras que Deus deu a Oseias: “Misericórdia quero e não sacrifício” (Oseias 6:6). Ou seja, entre a bondade e o sacrifício ritualístico Deus sempre preferiu a bondade.

E por que devemos por sempre a bondade a frente do religiosismo? Porque o Espírito só reconhece a lei que o leva a responder ao chamado da necessidade humana. Nesta passagem Jesus afirma que o chamado da necessidade humana deve preceder a qualquer outra obrigação. As obrigações da adoração, do ritual, da liturgia, são importantes e têm seu lugar, mas antes de todas elas vem a obrigação imposta pela necessidade humana. Aqui Paulo afirma o que Jesus nos ensinou; que o serviço ritual mais excelso é o atender à necessidade humana. E por este motivo todo Cristão deve ocupar-se mais com o atuar da misericórdia. Jesus nos ensinou isso de forma vívida e vivida no vivenciar de seu ministério humano, com exceção do dia da sinagoga de Nazaré, não temos nenhum testemunho de que Jesus tenha dirigido um serviço de culto durante sua vida na Terra, e entretanto temos uma grande abundância de testemunhos de que deu de comer aos famintos, consolou os afligidos, cuidou dos doentes e ensinou aqueles que buscavam aprender. O serviço cristão não está somente no serviço de uma boa liturgia ou de um santo ritual, ele está primariamente no atender à necessidade humana. O serviço cristão não se baseia somente no retiro monástico ou no apartamento daqueles que se acham salvos; mas sim no compromisso com todas as tragédias, problemas e exigências da realidade humana. Aqui estão as coisas que se ocupa a trindade, ou seja, as coisas do reino de Deus, porque só existe algo eterno, e este é o amor, porque Deus é amor. Sendo assim quando estamos ocupados a cuidar e atender a necessidade de outrem, realmente estamos adorando a Deus.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 27/10/2014
Código do texto: T5014093
Classificação de conteúdo: seguro