Jesus Comissionou, Mas Também Capacitou.

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. (Mat 28:18-20). Estes são os últimos versículos do relato evangélico segundo Mateus, e ele fecha o seu relato coma as palavras de Jesus aos seus discípulos. E neste último encontro Jesus Cristo confirma a sua autoridade, comissiona os discípulos a levarem a diante os seus ensinamentos e promete estar sempre com eles. E podemos ver quando estudamos que as palavras de Jesus tem para nós o mesmo efeito e validade.

1 – Quando Jesus diz: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. (Mat 28:18). Ele esclarece aos discípulos e nós, a certeza sobre seu poder. Não há dúvida de que não havia nada que estivesse fora do poder de alguém que tinha morrido e que tinha conquistado a morte. Agora eram servos de um Senhor cuja autoridade sobre a Terra e o céu estava além de toda dúvida. E deste momento em diante eles teriam a certeza de que estavam a serviço de quem mais serviu do que foi servido. E que a exemplo de Jesus tanto os da época como nós deveríamos seguir aprendendo a servir mais que ser servido. A dar mais que receber e a amar muito mais que ser amado. Pois nisto consiste ser Cristão.

2 – No versículo dezenove e vinte vemos Ele dizer: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. (Mat 28:19,20a). Primeiro se faz bem entender a qualidade e atitude de um discípulo. Por definição, um discípulo é uma pessoa que decide seguir os passos e ensinamentos de outrem. E este se submete intencionalmente e livremente aos seus ensinamentos e os passa adiante reconhecendo como mestre aquele que ele segue. Sendo assim, um discípulo Cristão é aquele que aceita e compartilha as boas novas de Jesus Cristo, mas faz isto, não somente através de uma glamorosa oratória ou de palavras celebres. Mas sim através de exemplos de vida, vívidos e vividos. Sendo assim entendemos que o discipulado é um processo que todo aquele que decide seguir o mestre, aos poucos vão crescendo e se capacitando nos ensinamentos. Sabendo que todo cristão tem como ajudador o Espirito Santo, que nos capacita e nos dá forças para vencer e superar as tribulações e as pressões da vida. E que durante o caminhar em Cristo Ele nos auxiliará a fazer a tão nobre e necessária mudança interior.

3 – E finalmente Jesus nos faz a promessa maior: E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. (Mat 28:20b). Pode até parecer aos olhos humanos, impossível caminhar em obediência aos mandamentos e ensinamentos de Jesus. Ele nos manda amar os inimigos, perdoar nossos perseguidores, ser senhor e servo ao mesmo tempo e fazer ao próximo aquilo que gostaríamos que este fizesse a nós. Mas na maneira que estamos as vezes nem amamos aquele que nos ama; gritamos em auto e bom tom, perdoar é fácil, mas esquecer não é; queremos ser bem servido, mas quando servimos mal cumprimos a nosso dever, e quando somos senhor achamos que aquele que nos serve não merece descanso, ou seja, olhamos para ele com desdém; e pior ainda queremos que os outros preencham todas as nossas expectativas e vontades, enquanto nem olhamos para as necessidades básicas de outrem. E, é por este motivo que Jesus estará sempre conosco nos capacitando e nos orientando para que possamos vencer a dura natureza humana. Porque Jesus é o, mestres dos mestres ele não só ensinou, mas viveu os seus ensinamentos de forma vívida e vivida, e faz muito mais Ele segue capacitando a todo aquele que por vontade própria decide ser seu discípulo.

E o que aprendemos com isso? Aprendemos que somente o agir do Pai, do Filho e do Espirito Santo, em nossa vida, em nossa alma e em nosso espírito. Fará acontecer está mudança radical em nosso interior, transformando assim o chumbo da personalidade humana comum, no ouro do amoroso espírito cristão. Nos tornando capazes de levar a boa nova transformadora a todo mundo. Fazendo assim a vontade de Deus na terra, para que o reino de Deus Pai se faça presente sobre a terra e a todos os seres que nela habitam.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 16/10/2014
Código do texto: T5001216
Classificação de conteúdo: seguro