A Bíblia o livro dos bem-aventurados

Apocalipse 1:3: “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

Introdução: “Voltaire, o francês renomado e incrédulo que morreu em 1778, afirmou que, cem anos depois dele o cristianismo estaria varrido da face da terra e teria passado à história”. Mas o que aconteceu? Por ironia do destino, "apenas cinquenta anos depois de sua morte a Sociedade Bíblica de Genebra usou em sua própria residência para imprimir pilhas de Bíblias.“ QUE IRONIA DA HISTÓRIA! Voltaire morreu e mesmo assim a Bíblia continua sendo lida e estudada em várias partes do mundo.

1) Características importantes da Bíblia.

• A Bíblia é única em coerência, pois apesara de ser escrita durante um período de mais de 1.500 anos, durante mais de 40 gerações, por mais de 40 autores, envolvidos nas mais diferentes atividades ela mantém total unidade nos seus ensinamentos.

• Foi Escrita em diferentes lugares: Moisés, no deserto; Jeremias, numa masmorra; Daniel, numa colina e num palácio; Paulo, dentro de uma prisão; Lucas, enquanto viajava; João, na ilha de Patmos; outros escreveram textos bíblicos em meio a campos de batalha.

• Foi escrita em diferentes condições: Davi, em tempos de guerra; Salomão, em tempos de paz.

• Escrita sob diferentes circunstâncias: Alguns escreveram enquanto experimentavam o auge da alegria, enquanto outros escreveram numa profunda tristeza e desespero.

• A bíblia é única em sobrevivência. Em 303 A.D. o imperador Diocleciano proclamou um edito que tinha como objetivo impedir os cristãos de adorarem a Deus e destruir as suas Escrituras: "… um documento imperial foi promulgado em todos os lugares, determinando a demolição das igrejas e a queima das Escrituras, e proclamando que aqueles que ocupavam posições de destaque perderiam todos os seus direitos, enquanto que aqueles que trabalhassem em suas casas perderiam a liberdade, caso insistissem em professar o cristianismo“. Mas, a Bíblia a tudo isso e muito mais.

• É de natureza divina – mesmo sendo escrita por homens que imprimiram a sua cultura nos escritos a Bíblia não é um livro de origem humana. É um livro divino os escritores sagrados escreveram mensagens inspirados por Deus “Toda a Escritura é inspirada por Deus” 2Tm 3.16 / “ A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus” (VIVA).

• Não oculta fatos – ações e atitudes positivas e negativas estão relatadas na Bíblia.

2) Os bem-aventurados.

I.“Bem-aventurados aqueles que lêem.”

Existem vários tipos de comportamento frente à Escritura:

a) Dos Que Não Lêem. São aqueles que não têm o mínimo interesse de manusear a Palavra de Deus. Podem ter em seus lares Bíblias, e até luxuosas, mas apenas para enfeite.

b) Dos Que Não Entendem. São aqueles que lendo-a sem a sabedoria, sem a iluminação do Espírito Santo a têm como um livro hermético, confuso ou apenas interessante. Nestes dois casos se cumprem as palavras do Senhor Jesus em Mateus 13.13 “Por isso, lhes falo em parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.”

c) Mas temos aqueles que Lêem e Entendem. Aqueles que leem e entendem são as pessoas que tiveram uma experiência com Deus de novo nascimento. São aqueles que entregaram suas vidas a Cristo e confessaram que Ele é Senhor e salvador.

II. “Bem-aventurados aqueles que ouvem.”

Ouvir é outra necessidade para que a pessoa possa experimentar felicidade em estudar a Bíblia.

Falamos acerca ouvir o que o Espírito Santo quer dizer, por meio da palavra, na medida em que a lemos. Somos uma sociedade humana sedenta pela leitura mas muito pouco interessada para ouvir o que Deus quer falar no coração.

Existem:

a) Os Que Ouvem Desinteressadamente. Quantos no passado apenas ouviram as palavras dos profetas e do Senhor Jesus, mas sem nenhum interesse.

b) Dos Que Ouvem Interessadamente. São aqueles que estão atentos à Palavra de Deus e não deixam cair uma só delas.

III.“Bem-aventurados aqueles que guardam.”

 Guardar significa praticar aquilo que lemos e ouvimos sobre a vontade de Deus na Bíblia.

Tiago 1:22 nos ensina: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

a) Os que praticam são inabaláveis.

Lc 6.47-49 Porém todos aqueles que vêm a Mim, ouvem as minhas palavras e Me obedecem,

são como um homem que constrói uma casa sobre um alicerce sólido, posto em cima da rocha firme. Quando as cheias subirem e derem contra a casa, ela continuará em pé, pois está solidamente construída. Porém aqueles que ouvem e não obedecem, são como um homem que constrói uma casa sem alicerce. “Quando as cheias vierem, será desmanchada num montão de ruínas”.

b) Os que praticam não se perdem e nem tropeçam – Luz e lâmpada.

Sl 119:105 A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!

c) Os que praticam o fazem independente da circunstância – Até o fim.

Sl 119:112 Estou decidido a obedecer às tuas ordens escritas, até a morte.

Sl 119:117 Sustenta-me e eu serei salvo! Então, por toda a minha vida obedecerei de coração às tuas ordens.

d) Os que praticam são livres – Não são dominados pelo pecado.

Sl 119:133 Orienta cada um de meus passos segundo a tua palavra para que eu não seja dominado por algum pecado.

3. Os que não leem, não ouvem e não praticam a palavra de Deus...

1) São tristes – Sl 119:111 A tua vontade revelada é para mim uma herança eterna, a maior alegria para o meu coração.

2) São atormentadas – Sl 119:165 Quem ama a tua Lei tem paz. Pode viver tranquilo sem medo de cair.

3) São rejeitadas por Deus e vivem enganadas - Sl 119:118 Tu rejeitas as pessoas que não dão valor aos teus mandamentos. Os planos que elas fazem à traição não passam de ilusões.

4) Estarão à esquerda de Jesus – Mt 25.41 Depois Eu Me voltarei para aqueles à minha esquerda e direi: Fora daqui, malditos, para o fogo eterno preparado para o Diabo e seus demônios

Conclusão

Quero terminar fazendo algumas perguntas:

 O que a Bíblia significa para você?

 É um livro comum, ou especial?

 É um livro que esta sendo lido ou esquecido aberto na prateleira de sua casa?

 A bíblia tornou-se para você um livro que você tem procurado praticar e que tem influenciado sua vida?

Ilustração - No livro, Poder para ser Vitorioso, o Pr. Rick Waren, conta a história de um canibal convertido nas ilhas dos Mares do Sul que estava assentado perto de um grande caldeirão lendo sua Bíblia quando um antropólogo com um capacete se aproximou dele e perguntou: "O que você está fazendo?"

O nativo respondeu: "Estou lendo a Bíblia."

O antropólogo zombou e disse: "Você não sabia que os homens modernos e civilizados rejeitaram esse livro? Não passa de um amontoado de mentiras. Você não deveria desperdiçar o seu tempo".

O canibal olhou-o de alto a baixo e lentamente respondeu: "Senhor, se não fosse por este livro, o senhor estaria neste caldeirão!" A Palavra de Deus modificou a vida ele, e o seu apetite.

A Bíblia é um livro especial porque ela muda comportamentos e atitudes. Ela tem o poder de transformar um homem desonesto em uma pessoa correta. Acerca dela diz o apostolo Paulo: “….é o poder de Deus para salvação de todo aquele que Crê..” É você um bem-aventurado por lê-la, ouvi-la, guardá-la como um precioso tesouro no seu coração.

Ramon Bispo
Enviado por Ramon Bispo em 04/10/2014
Código do texto: T4987647
Classificação de conteúdo: seguro