Conforto na perseguição - Sl 56
“1 Compadece-te de mim, ó Deus, pois homens me calcam aos pés e, pelejando, me afligem o dia todo.
2 Os meus inimigos me calcam aos pés o dia todo, pois são muitos os que insolentemente pelejam contra mim.
3 No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.
4 Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo;
5 Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.
6 Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos, como que aguardando a minha morte.
7 Escaparão eles por meio da sua iniqüidade? Ó Deus derruba os povos na tua ira!
8 Tu contaste as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro?
9 No dia em que eu te invocar retrocederão os meus inimigos; isto eu sei, que Deus está comigo.
10 Em Deus, cuja palavra eu louvo, no Senhor, cuja palavra eu louvo,
11 em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?
12 Sobre mim estão os votos que te fiz ó Deus; eu te oferecerei ações de graças;
13 pois tu livraste a minha alma da morte. Não livraste também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida?”
A frase parece soar estranho, contrastante até mesmo irônico. Como é possível obter conforto em meio à perseguição. Sendo possível, de onde veria o conforto. Contrariando as expectativas duvidosas, negativas de impossibilidade de conforto na perseguição o Sl. 56 demonstram por meio da vivência de Davi que é possível.
O texto em questão trás a experiência de Davi quando perseguido pelos inimigos – o fato de ser um servo de Deus não significa que nunca passaria por esse tipo de situação. O mesmo acontece conosco somos crentes em Jesus, mas passamos por situações difíceis até mesmo desastrosas.
O próprio Jesus nos advertiu que no mundo teríamos aflições, mas deveríamos ter bom ânimo porque assim como Ele venceu o mundo nós também e que nEle teríamos paz que produz conforto (Jô 16.33).
Davi passou por muitas aflições, perseguições e injustiça, a todas enfrentou. Devemos fazer o mesmo não se desesperar, nem se sentir desamparado. Para tanto, observaremos os conselhos de Davi nesse salmo.
 Ore a Deus vss 1,2,5,6
A primeira atitude que Davi nos ensina quando perseguido estivermos não é de agredirmos quem nos persegui nem planejar o mal contra ele. Muito menos fazer disso um caso de Linha Direta, Cidade Alerta... Mas orar.
Mais do que nunca é nesse momento que precisamos recorrer a Deus, contar a Ele o que estamos passando. A oração é o meio pelo qual podemos fazê-lo.Orar é dialogar com Deus. Foi o que Davi fez contou com detalhes o que estava passando. Orou a Deus porque sabia que somente Deus poderia intervir a seu favor, pois, agindo Deus, quem impedirá?
 Fé inabalável em Deus vs 3
A fé é elemento essencial na vida cristã, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Porquanto, é necessária para aquele que busca e clama a Deus, creia de fato que Ele existe e abençoa quem o busca (Hb 11.6).
Ter uma fé firme em tempos de bonança é fácil, mas em tempos de perseguição? Davi apresenta uma fé que não é situacionista. A sua fé não dependia da circunstância. Ele afirma que mesmo que lhe sobrevenha o temor, medo, confiaria somente em Deus. Assim deve ser conosco. O mesmo deve ser conosco se quisermos vencer as pressões da vida seja ela perseguições, dificuldades financeiras, desemprego etc.
A Bíblia é rica em exemplos de que não é vã a fé no Deus Altíssimo; Sadracre, Mesacre e Abdinego na fornalha, Daniel na cova dos leões, a travessia do Mar Vermelho etc.
O crente vive pela fé e viver pela fé é, ver livramento de Deus mesmo quando ainda não aconteceu que certa forma conforta o coração.
 Alegria e firmeza na palavra de Deus vss 4,10
Os que com sinceridade seguem ao Senhor quanto mais perseguição enfrentam mais se aproximam de Deus através de sua palavra, pois, sabem que nela encontrarão refrigério para alma. O salmista chega afirmar que a palavra do Senhor é mais doce que o mel. Só quem passa pala amarga experiência da perseguição sabe o quão importante é uma palavra que adoça a alma. Nessa circunstância a boa palavra adoça, traz ânimo e esperança de dias melhores, é o que faz a palavra do Senhor.
Por isso, tem-se alegria na palavra de Deus, porquanto,quando estamos cercados nos mostra o caminho,se sufocados estivermos ela é o oxigênio que vivifica a alma, se ácida é a vida ela é o balsamo que suaviza a existência. Mas, para obter o produto da palavra é necessário crê que a palavra que sai da boca do Senhor é capaz de trazer a existência às coisas que não existem.
 A justiça vem de Deus vs 7
Parece-me ser natural do ser humano reagir com a mesma ou com mais intensidadea ação que sofreu, mas o natural não pode se tornar normal. A perseguição muitas vezes nos tira a lucidez o bom senso e capacidade de avaliar as nossas atitudes e partimos como um animal enfurecido sobre àqueles que nos perseguem no intuito de fazermos justiça com as próprias mãos.
Mas é justamente o contrario que no ensina Davi. O salmo informa que até a vida de Davi tentaram tirar. Entretanto, ele confere a Deus fazer-lhe justiça. Em Rm 12.19 diz “não vos vinguei a vós mesmos, amados, mas daí lugar a ira, pois está escrito: minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor”. Zc 2.8 diz “ai daquele que tocar na menina dos meus olhos.”
Davi sabia que Deus é o justo juiz, com Ele não há dois pesos e duas medidas que retribui a cada um o peso das suas iniqüidades. E, mais, Ele opera poderosamente em favor dos seus. Muitas vezes assim o fez em favor dos seus. Saber que a justiça vem de Deus trás conforto ao coração perseguido.
 Invocar ao Senhor vs 9
Temos uma tendência muito forte ao passarmos por problemas buscarmos soluções nas pessoas e, de imediato achamos sempre que elas são autoridades, políticos etc, qualquer pessoa que atribuímos essa condição.
Porém, Davi nos ensina invocar àquele que verdadeiramente pode nos ajudar. Em Sl 18.3,6; 50.15;55.16-18 e At 2.21 é possível confirmar que a única pessoa que se deve implorar a proteção, o auxilio, é Deus. E todos que invocam são livres e os inimigos batem em retirada, pois não suportam o agir de Deus.
E como diz a minha esposa: “invocar a DEUS é clamar pela sua presença e tudo pode acontecer quando se está na presença dEle, as mais ricas bênçãos.”
Os que invocam ao Senhor, O glorificarão, pois a vitória é certa.
 Certeza da proteção divina vs 11
Diante dos feitos do Senhor o que não nos pode faltar é a certeza de que Deus nos protege. Em Mt 23.37 Deus é comparado a uma galinha que procura ajuntar os filhotes debaixo de suas asas, em sinal de proteção.
Ora, se Deus é por nós quem será contra nós?(Rm 8.31). Davi antecipou esse questionamento do apostolo Paulo ao dizer “que me pode fazer o mortal? Se em Deus deposito minha confiança.”
Nenhum homem do mais simples ao revestido de autoridade, pode fazer algo contra os ungidos do Senhor, pois, é Ele mesmo que os protege. Essa certeza nos faz passar por problemas, sofrer perseguições... Mas nunca se sentir desamparado porque mesmo se Deus não nos tirar do problema nos protegerá nele, se não nos livrar das perseguições guardará nossa vida mesmo perseguida. Glorias, pois a Deus eternamente!!!!