A Morte de Estevão e o Início da Mudança Interior De Paulo.

Nos versículos cinquenta e cinco ao sessenta do capítulo sete do livro “Atos Dos Apóstolos”, veremos o desfecho do ousado e duro discurso de Estêvão. Ao fazer este discurso baseado na verdade, já era de se esperar que os duros corações dos ouvintes se voltasse contra ele. Ele desafiou a morte e ela veio pelas mãos daqueles que andavam na morte e para morte. Aqueles que em tempos antigos haviam açoitado e assassinado outros profetas, e no tempo recente a Jesus e agora eles faziam o primeiro mártir da Igreja.

Mas Estêvão cheio do Espirito Santo não fixou seu olhar para as faces retorcidas de ódio. Seu olhar estava fixado muito além do tempo, o seu olhar estava posto na sala do trono e em Jesus que estava mão direita de Deus. E diante de tão linda visão ele a relata aos presentes. O relato só faz aumentar o ódio e o desejo de morte dos presentes. Quando traçamos um paralelo entre este acontecimento e os dias de hoje podemos ver que; talvez a não nos condene a morte por falar de Cristo. Na maioria das vezes darão as costas e fecharam os ouvidos, pois verdade do amor incomoda por muito os corações que estão voltados para o mundo e suas ilusões. Mas é nosso dever seguir honrando a Deus e a todos que nos rodeiam, a saber quando honramos aos outros nos tornamos honrados perante o amor de Deus.

E seguindo o nosso estudo, segundo os historiadores pena por blasfêmia naquela época, era a morte por apedrejamento (Deuteronômio 13:6). O que fica claro é que Estêvão não foi julgado foi um linchado, porque o Sinédrio não tinha direito de condenar ninguém à morte. A sua morte se deu por aqueles que incomodado com a verdade revelada, tinham dois caminhos a seguir; o primeiro concordar que estavam errados se arrepender e mudar; e o outro era o de matar o mensageiro que trazia a verdade à tona. O primeiro caminho era o caminho que os levaria a grandes mudanças e uma delas era a de deixar o conforto da vida rica e caminhar com Cristo e em Cristo. E hoje ainda na maioria das vezes escolhemos as riquezas que o mundo oferece, em vez de escolher servir a Deus em Cristo e Com Cristo. E em todo este acontecimento vemos somente Estêvão escolher o caminho do servir e, é aqui que podemos destacar alguma das qualidades dele:

1 – vemos a sua fé na promessa Cristo Jesus. Independente das atitudes e do que todos pudessem fazer com ele, via que o valor da sua espera estavam no reino de Deus.

2 – Se manteve firme em seu propósito que era o de levar a verdade de Cristo Jesus e jamais fugir dela mesmo que isso custasse a sua vida, e como podemos ver foi ocorreu.

3 – Deixou um exemplo claro do que é ser Cristão enquanto seguidor de Cristo Jesus; quando diante do sofrimento e da morte não acusa seus algozes. Mas sim pede a Deus Pai e não os impute a culpa do pecado.

E no final deste estudo poderemos notar como Deus guia aquele que se propõe a servi-lo. A morte de Estêvão provocou o início da mudança do sentir no coração de um homem, que viria a ser o apóstolo dos gentios. Diante da verdadeira dissertação e da reação amorosa de Estêvão o coração de Saulo se torna receptível ao aguilhão do Espirito Santo. Durante algum tempo ele perseguiria os Cristãos, mas no momento certo em que seu coração estava pronto. Jesus o chama e ele atende o chamado de maneira pronta e efetiva. E segue servindo a Jesus diante de qualquer circunstancias até o dia de sua morte. Aqui fica uma lição para nós: a todos nós cabe semear a palavra do Evangelho de Jesus Cristo a todos e em qualquer lugar ou circunstancias. Mesmo que para fazê-lo tenhamos que deixar o conforto de uma vida comum. E mais devemos fazê-lo de forma espontânea e gratuita, porque a recompensa daquele que serve fielmente a Deus; está em Cristo e com Cristo no reino de Deus. Que a paz de Cristo Jesus seja o arbitro de nossos corações.

Atos Dos Apóstolos.

(Capítulo 7, versículos do 54 ao 60).

Ats 7:54 Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele.

Ats 7:55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,

Ats 7:56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.

Ats 7:57 Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele.

Ats 7:58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.

Ats 7:59 E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!

Ats 7:60 Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.

Molivars
Enviado por Molivars em 04/10/2014
Código do texto: T4987468
Classificação de conteúdo: seguro