SERVIR OU SçER SERVIDO (?!) ...


 
No texto anterior: ALGUMAS VEZES PARECE MELHOR, MAS... Matutando sobre SERVIR e ser SERVIDO, na sociedade contemporânea, disse:

Tem pessoas que acham que o mais importante é servir ao próximo e outras pessoas que acham que servir ao próximo dependeria de merecimentos (de quem receber o serviço)...

Em meu achômetro, como diz o adágio, todo extremo é perigoso e, apesar de servir ser importante (a ponto de ter o adágio que diz: quem não vive pra servir, não serve pra viver), se faz necessário servir (ao próximo)de forma equilibrada...

Por isso, se faz necessário ter sensibilidade e bom senso, tanto pra servir, quanto pra ser servido – isso mesmo: SER SERVIDO... porque tem gente acha que o único parâmetro da vida seria servir, sem nunca ser servido, quando ser servido requer também habilidade...

Por exemplo, na sociedade onde vivemos, ALGUMAS VEZES PARECE MELHOR, apenas viver pra servir, MAS... ser servido também requer habilidade da pessoa que é servida... Por exemplo: Não se deve ser servido (a) como se a obrigação de quem serve é servir e a obrigação de quem estiver sendo servido (a) é ser servido (a)....

O resumo do ensino do MESTRE dos mestres, JESUS. Em João 13:14 (UMA LIÇÃO DE HUMILDADE, após a cerimônia do lava pés), consiste em dizer que deveria haver equilíbrio:

Está escrito:

Ora, se EU, sendo o SENHOR e o MESTRE vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros (João 13:14).

Nosso cristianismo está meio capenga; como disse o pastor Marcelo Gualberto (no Congresso da VINDE, em Fortaleza – 1994), vivemos a teologia do guardanapo, onde ninguém quer o avental pra servir...

Por isso, devemos ler e pensar sobre o que estamos lendo antes de achar que DEUS somente criou servos pra servir ao invés de servos pra servir e, quando necessário, serem também servidos...


Matutando sobre SERVIR e ser SERVIDO, na sociedade contemporânea, diria que, aparentemente seria um assunto sem importância pra gastarmos tempo falando sobre essa questão, aqui no recanto das letras, mas cá entre nós, considero uma questão essencial, porque tanto é uma arte saber SERVIR quanto saber SER SERVIDO. Pois tanto uma coisa quanto a outra foram colocadas em prática por JESUS, o MESTRE dos mestres...

No primeiro caso, SERVIR, nem seria preciso citar o exemplo de JESUS servindo, mas vou repetir o texto anteriormente citado:

Está escrito:

Ora, se EU, sendo o SENHOR e o MESTRE vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros (João 13:14).

No segundo caso, SER SERVIDO, também temos o exemplo de JESUS SENDO SERVIDO:

Está escrito:

Indo eles de caminho, entrou JESUS num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou–o na sua casa.

Tinha ela uma irmã, chamada Maria e esta quedava–se assentada aos pés do SENHOR a ouvir–lhe os ensinamentos.

Marta agitava – se de3 um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então se aproximou de JESUS e disse: SENHOR, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar–me.

Respondeu–lhe o SENHOR: Mata, Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.

Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

(Lucas 10:38–42).


CONTINUA, porque o assunto sendo extenso, haverá tempo pra pensar sobre detalhes, antes de completar...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 23/09/2014
Código do texto: T4973513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.