Quem é o Cara?
“Os homens de Nínive se levantaram no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas”. Lc 11:32
Os habitantes de Nínive eram conhecidos como uma “raça sensual e cruel”. Viviam de saques e orgulhavam-se dos montes de cabeças humanas que traziam de violentas pilhagens de outras cidades. Religiosamente havia uma tendência para o monoteísmo, era ensinado aos seus habitantes para por a sua confiança em nebo; não confie em outros deuses. Nebo era um “deus” da Babilônia que presidia às ciências e a literatura. Suas imagens eram objeto de adoração no tempo de Isaías (Is 46:1). Apesar da façanha realizada por Jonas, ele não é o cara, o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria (1Rs 10:23) mas também não é o cara. Jesus disse que ele é maior do que Jonas, do que o rei Salomão, e que até do sábado ele é o Senhor, e em Jo 7:46 responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem; e em Jo 8:58 Ele disse: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Jesus condena a geração de então chamando-a de maligna porque se os ninivitas sendo uma raça sensual e cruel deram ouvido ao profeta Jonas e se converteram, ele sendo muito maior do que Jonas era desprezado. E o que dizer da geração de hoje? Uma geração que diviniza as celebridades, estendendo tapete vermelho, criando fã clube, erigindo estatua, e são capazes até de dormir em cabanas improvisadas no meio da rua pra assegurar os seus ingressos em fila de eventos diversos, e são fanáticos por clubes de futebol e por aqueles que deixam sua marca na calçada da fama, ou seja: os “deuses do entretenimento”. Mas o que essa gente tem pra nos oferecer sendo eles tão mortais quanto nós, que deixa tanta gente cega a ponto de se esquecerem que o Filho de Deus já veio, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro é que devemos estar, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1Jo 5:20). O que eles não sabem é que o mundo jaz no maligno e que estão sendo atraídos por condutores cegos, sem nenhuma percepção espiritual e que trilham o caminho da fama como se fosse o da salvação, por isso eles precisam ungir os olhos com a unção de Cristo para que possam enxergar a desgraça, a miséria, e a pobreza que se encontra ao seu derredor, para que não fiquem nus. Em Jo 11:25 disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá. Esse é o amor perfeito! Que salva, perdoa e tem compaixão. Em Jo 5:25 Jesus diz: Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que ouvirem viverão. Como poderão ouvir se morrerem com os “deuses do entretenimento” no coração? Em Jo 6:58 Jesus também diz: Este é o pão que desceu do céu não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram quem comer este pão viverá para sempre. Quer saber quem é o cara obedeça a Jesus Cristo é ele que diz em Jo 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. O primeiro lugar no pódio sempre foi e sempre será de Jesus Cristo, a sua gloria ele não dará a ninguém (Is 48:11). No cantor cristão tem um hino chamado Ressurreição que diz em seu coro: Da sepultura saiu! Com triunfo e gloria ressurgiu! Ressurgiu, vencendo a morte e o seu poder; pode agora a todos vida conceder! Ressurgiu! Ressurgiu! Aleluia! Ressurgiu. Amem!