Amar a Deus Com Inteireza de Coração.

Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.(Mat 15:8). Aqui nestes versículos vemos Jesus mostrar em que consisti fazer a vontade de Deus Pai. Ele afirma que é muito mais fácil seguir regras externas, do que mudar o nosso sentir, ou observar um sentir dentro da vontade real de Deus. Jesus mostra que fazer a vontade de Deus, não consisti somente em obedecer regras ou seguir observâncias externas. Porque isto se apresentaria muito fácil, pois se abster de certas comidas e lavar as mãos de uma maneira determinada é fácil. Fazer a vontade de Deus vai além de assistir à igreja com regularidade, dar dinheiro em forma generosa, ser membro de um grupo de estudo bíblico, pois todas estas ações são coisas externas e visa somente a nutrir a nos mesmos. Não estou aqui afirmando que tais observações não se façam necessárias ou não sejam importantes. Mas pertencer ao povo de Deus, é ir além dos atos externos ou de buscar algo que somente beneficie a nos mesmos. Jesus nos manda ir além dos atos externos ou egocêntricos, Ele nos ensinou de forma vívida e vivida que o povo de Deus faz a vontade do Pai, quando busca incessantemente amar o que não é amável, e perdoar imperdoável; quando busca ajudar aos necessitados às custas do tempo, do dinheiro, do conforto e do prazer de si mesmo. É triste ver que ainda hoje não aprendemos esta lição em toda a sua plenitude. Atos externos fazem parte da vida Cristão, mas não são eles que fundamentam o religare a Deus Pai. Devemos lembra que fomos criados para nos relacionar, fomos criados para ter comunhão.

Quando Jesus diz: Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mat 15:7,8), Ele faz menção a passagem do livro de profeta Isaías onde ele admoesta o povo de Israel, que na época buscava apoio junto aos exércitos das nações pagãs: Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece? (Isa 29:15). O povo ia ao templo, orava, jejuava, dizimava e dava esmolas, ou seja, cumpriam todos os atos externos que concerne ao povo de Deus, mas em seus corações reinava a mal fadada desobediência. Aqui Jesus nos ensina que a parte do ser humano que é mais importante é o seu coração: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5:8). O que Jesus nos ensina é que Deus não leva em conta somente o nosso agir, mas sim, o por que do nosso agir; Ele não leva em conta somente o que fazemos, mas sim o que no fundo de nossos corações desejamos fazer. Tomás de Aquino disse algo de muito certo: “O homem vê a ação, mas Deus vê a intenção.”

E o que aprendemos com isso? Aprendemos que só podemos fazer a vontade de Deus quando temos inteireza de coração é que nenhum ser humano pode considerar-se bom simplesmente porque observa regras e normas externas e que o único caminho que nos leva na direção de Deus, é a busca constante por um coração puro. E só lograremos êxito no purificar de nossos corações quando deixamos de lado um viver egocêntrico, erguemos a nossa cruz, e seguimos irmanados com Cristo Jesus num servir em amor e verdade. Levando sempre em mente o seguinte dizer: “Deus, tem misericórdia deste, pecador.”

Molivars
Enviado por Molivars em 29/07/2014
Código do texto: T4901382
Classificação de conteúdo: seguro