TER RELIGIÃO SEM RELIGIOSIDADE PERNICIOSA ...



Conforme aprendi:

PRIMEIRO: Através da RELIGIÃO, acontece a religação entre o ser humano, e o ser sobrenatural.

SEGUNDO: RELIGIOSIDADE, é a forma como a pessoa desenvolve sua religião, podendo ser saudável (ou não).

No sua carta, Tiago diz:

Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã.

A religião pura e sem mácula, para com o nosso DEUS e PAI, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar–se incontaminado do mundo.

(Tiago 1:26–27).


A carta de Tiago é a primeira das epistolas gerais, escrita para uma comunidade (e não para uma igreja específica, como outras cartas anteriores).

Talvez por isso seja tão oportuna para através dela DEUS falar à sociedade dos nossos dias, tanto tempo depois.

Não se sabe com precisão, qual teria sido o Tiago que a escreveu, sendo mais aceito pela seguimento cristão reformado que tenha sido escrita por Tiago irmão de JESUS.

Com base no texto selecionado, queremos refletir sobre o tema: TER RELIGIÃO SEM RELIGIOSIDADE PERNICIOSA... E com base no texto citado, queremos refletir sobre algumas coisas:

PRIMEIRA: TER RELIGIÃO SEM RELIGIOSIDADE PERNICIOSA, ESTÁ NO CONTROLE DA LÍNGUA:

Ao falar esse “ser religioso”: Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã (Tiago 1:26), Tiago está se referindo a forma de fé exercida por muitos (parecida com a que se exerce nos dias atuais), sem as características comuns ensinadas por JESUS, pelo Apóstolo Paulo, etc...

Se faz necessário, entender que pela forma como se fala, se sabe quem é alguém e, muitas vezes a pureza de coração é revelada por palavras controladas e apropriadas.

Como disse o SENHOR JESUS serão as palavras que definirão o futuro de alguém (Mateus 12:36 – 37).


SEGUNDA: TER RELIGIÃO SEM RELIGIOSIDADE PERNICIOSA, ESTÁ NA PRÁTICA DE VIDA DIÁRIA...

A religião pura e sem mácula, para com o nosso DEUS e PAI, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar–se incontaminado do mundo (Tiago 1:27).

Visitar órfãos e viúvas nas suas tribulações, era uma necessidade comum nos dias de Tiago, mas que essa necessidade de sua época corresponde a muitas outras necessidades da época contemporânea – cada pessoa deverá descobrir as necessidades que não estão sendo atendidas em sua comunidade.

Considerando o que disse Tiago: Filhos que haviam perdido os pais e viúvas que haviam perdido seus maridos, eram geralmente pessoas que não poderiam retribuir a assistência que recebiam e, o que se esperava do cristão era que assistisse pessoas, demonstrando que não estavam considerando o que poderiam receber em troca.

Certamente, o exemplo apresentado por Tiago é oportuno para nós que estamos vivendo tanto tempo depois, numa [época em que o mais comum é fazer algo que ressalte a importância da religião e não a necessidade de quem recebe...


TERCEIRA: TER RELIGIÃO SEM RELIGIOSIDADE PERNICIOSA, ESTÁ NA SEPARAÇÃO DO MUNDO...

A religião pura e sem mácula, para com o nosso DEUS e PAI, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar–se incontaminado do mundo (Tiago 1:27).

Tiago se refere ao mundo como um sistema de valores contrários à vontade de DEUS – Não seria apenas o que não pertence a comunidade cristã...

Devemos considerar um pouco mais sobre esse sistema, lendo 1 Coríntios 13 (sobre o amor), Filipenses 4:8 (conteúdo da nossa fala), Hebreus 13 (a luta que se deve ter na corrida pela estrada da vida).

Isso deixará mais claro a que tipo de separação Tiago se refere...


CONCLUSÃO: A melhor das promessas que temos pra o futuro de todos os que entregarem suas vidas a JESUS e passarem a TER RELIGIÃO SEM RELIGIOSIDADE...

Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo (a morada) de DEUS com os homens. DEUS habitará com eles. Eles serão povos de DEUS, e DEUS mesmo estará com eles.

E, lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

E Aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.

(Apocalípse 21:3–5).
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/07/2014
Código do texto: T4899515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.