O Meu Gozo Esteja Em vós, e o Vosso Gozo Seja Completo.
(parte 1 - Alegria)
Nesta passagem que está no Evangelho segundo São João, no capitulo quinze nos versículos do onze ao dezessete, Jesus nos mostra sete atribuições e para que fomos escolhidos. Estudaremos em separado cada uma delas. E a primeira delas é o chamado para alegria, mas uma alegria que nos leva a felicidade e uma felicidade que produz felicidade.
Jesus Diz: Tenho vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. ( Joã 15:11). Quando tudo corre em uma perfeita normalidade e as coisas vão bem, sentimo-nos felizes e jubilosos e com forças para ajudar. Mas quando se apresentam as dificuldades, e as coisas não seguem como queremos, afundamo-nos em mar de tristezas, nos sentimos fracos e caminhamos para fatídica depressão. E aqui Jesus nos chama para ser parte de seu gozo a palavra usada aqui no grego é a seguinte: “χαρα chara”, que tem o seguinte significado: alegria, satisfação; causa ou ocasião de alegria de pessoas que são o prazer de alguém. Ou seja nos fomos chamados não somente para ser feliz, mas para ser a causa da felicidade de outrem. E só podemos atender este chamado, e viver esta felicidade de forma plena se estivemos em Cristo e com Cristo. O verdadeiro gozo vem de uma firme e intima relação com o Jesus Cristo. Quando nossas vidas estão entrelaçadas com a de Cristo, Ele nos ajuda a atravessar a adversidade sem nos afundar em depressões debilitantes e administrar a prosperidade sem deixar nos levar pelas veredas enganosas do orgulho e da soberba. O gozo de viver com o Jesus Cristo cada dia nos manterá equilibrados apesar das desigualdades de nossas circunstâncias. E em cada percalço que se apresentar seguremos firmas nas mãos de Jesus, através da esperançosa oração e Ele sempre será por nós. E fará nascer em nós a firme vontade do repartir do compartilhar de nossa alegria e bem estar como próximo.
Sendo assim Por mais duro que seja o caminho do cristão, tanto em seu percurso como em seu ponto final é o caminho da alegria. Sempre se alegra ao agir bem, ao zelar pelo bem estar de tudo e de todos. Sem fugirmos de obrigação alguma ou tarefa que nos apresente, mas sim regozijamos quando podemos cumpri-la. O cristão é um homem contente; é o cavaleiro sorridente de Cristo. Um cristão lúgubre é uma contradição de termos e não há vida nem gozo nele. Todo Cristão deve ter consciência do que é, mas também deve carregar em seu coração o desejo ardente da mudança. Pois a perigosa semelhança entre o que se acha perfeito e o que reconhece a sua imperfeição esta na incapacidade de mudar. É certo e todo cristão tem a consciência de que é um pecador, mas é um pecador redimido pelo amor de Cristo Jesus e que segue feliz buscando se aperfeiçoar naquele pelo qual foi chamado: nisso consiste sua alegria. Como pode deixar o Cristão de ser feliz quando transita pelo caminho da verdade e da vida que é Jesus Cristo. Que a paz de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.