O NAMORO CRISTÃO CONFORME A VONTADE DE DEUS
"Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso." Josué 1:7,8
Existe namoro cristão? O que é namoro?
Sendo a Bíblia o guia único para a vida Cristã, é natural e muito conveniente que busquemos nela, a orientação sobre os assuntos que necessitamos de esclarecimento, mesmo porque, na própria Bíblia temos a ordem de Deus para fazermos conforme nela esta escrito, pois foi essa a ordem dada a Josué pelo próprio Deus, conforme lemos.
E deve ser esse o caminho que todos os que se dizem Cristão deveriam seguir, pois com certeza, nos leva a vivermos uma vida dentro da vontade de Deus e com certeza nos livrará de muitos dissabores que a vida humana propicia.
Observando o significado da palavra namoro, que vem do verbo enamorar, cujo significado é: Fazer ficar apaixonado; gostar de algo ou alguém de modo apaixonado; encantar-se. Sendo que essa palavra tem um significado de estar envolvido em um ambiente de apego sentimental e emocional por alguém ou até por algo.
Na Bíblia não vemos essa palavra de forma clara, mas vemos situações onde esse ambiente fica claro e algumas vezes de forma até romântica.
Nesse trecho do livro de Cânticos (ou Cantares) vemos uma situação explicita de um ambiente de romantismo que descreve uma atmosfera de grande apego sentimental entre o amado e a amada, ou seja, um momento de namoro, belíssimo por sinal:
"(Ele) O seu rosto é lindo no meio de duas tranças; como é formoso o seu pescoço enfeitado de colares! Vamos fazer para você uma corrente de ouro, toda enfeitada de prata. (Ela) Quando o meu rei estava sentado no seu sofá, sentia-se o cheiro agradável do meu perfume. O meu amado tem cheiro de mirra quando descansa sobre os meus seios. O meu amado é como as flores do campo nas plantações de uvas que ficam perto da fonte de Gedi. (Ele) Como você é bela, minha querida! Como você é linda! Como os seus olhos brilham de amor!" Cânticos 1:10-15
Observemos o contexto Bíblico diante desse momento especifico na vida de um homem e uma mulher, pois a Bíblia se opõe a relacionamentos extra-conjugais, homossexuais, etc. Aprendamos que, o desejo de Deus é que o namoro seja o ponto de definição onde o casal se liga por uma atração que os envolve e os faz decidir ter comunhão conjugal, portanto, falar em namoro como um período da vida de um homem e um mulher, não creio que seja correto; mas sim o namoro é um momento que liga homem e mulher que se amam para todo o sempre, pois esse é o desejo de Deus, conforme Jesus Cristo firmou:
"Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”? E Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu." Mateus 19:4-6 - logo, namorar faz parte da vida conjugal.
Isso equivale a dizer que não se namora para experimentar o relacionamento, namora-se porque existe amor e desejo de estarem juntos. Podemos ver essa passagem em Gênesis, que expressam como Deus se agrada que busquemos nele a solução para esse momento de nossas vidas. Aqui, vemos Abraão solicitando ao seu Servo que busque uma esposa para Isaque do meio do povo de sua terra natal:
"Aí ele orou assim:— Ó Senhor, Deus do meu patrão Abraão, faze com que tudo dê certo e sê bondoso para o meu patrão. Eu estou aqui perto do poço aonde as moças da cidade vêm para tirar água. Vou dizer a uma delas: “Por favor, abaixe o seu pote para que eu beba um pouco de água.” Se ela disser assim: “Beba, e eu vou dar água também para os seus camelos”, que seja essa a moça que escolheste para o teu servo Isaque. Se isso acontecer, ficarei sabendo que foste bondoso para o meu patrão. Ele nem havia acabado a oração, quando Rebeca veio, carregando o seu pote no ombro. Ela era filha de Betuel, que era filho de Milca e de Naor, o irmão de Abraão. Rebeca era uma linda moça, ainda virgem; nenhum homem havia tocado nela. Ela desceu até o poço, encheu o seu pote e subiu. Então o empregado de Abraão foi correndo se encontrar com ela e disse:— Por favor, deixe que eu beba um pouco da água do seu pote. — O senhor pode beber — respondeu ela.E rapidamente abaixou o pote e o segurou enquanto ele bebia." Gênesis 24:12-18
É impressionante como Deus respondeu de forma clara e objetiva ao pedido de oração daquele servo, pois Rebeca nem recusou o convite para se tornar a futura esposa de Isaque. E podemos notar que o “namoro” teve desfecho sensacional, pois quando Isaque a vê pela primeira vez, seguindo o costume da época, confirma qual é o significado de enamorar-se.
Vejamos mais este texto de Gênesis 24:
"Ele havia saído à tardinha para dar um passeio pelo campo, quando viu que vinham vindo camelos. Rebeca também olhou e, quando viu Isaque, desceu do camelo e perguntou ao empregado:— Quem é aquele homem que vem andando pelo campo na nossa direção?— É o meu patrão — respondeu ele.Aí ela pegou o véu e cobriu o rosto. O empregado contou a Isaque tudo o que havia feito. Então Isaque levou Rebeca para a barraca onde Sara, a sua mãe, havia morado, e ela se tornou a sua mulher. Isaque amou Rebeca e assim foi consolado depois da morte da sua mãe." Gênesis 24:63-67
Assim, dentro do padrão Bíblico, "namorar" significa, buscar em Deus a direção para que evitemos dificuldades no caminho da escolha, de com quem desejamos ter por esposo ou esposa, pois Deus nunca erra.
Quando isto não ocorre (a escolha em Deus) tudo só pode dar errado como aconteceu com Sansão e Dalila; pois Sansão era um jovem hebreu (do povo de Deus) completamente separado por Deus e tinha a força de mil homens, quando era dominado pelo Espírito Santo (veja Juízes cap. 14 em frente).
Sansão saiu da sua terra e família e foi em busca de uma namorada (filisteia, descrente) completamente fora da vontade de seus pais, desobedecendo-os, e com isto, causando grandes desgraças e a sua própria morte no final.
Quando fazemos a nossa própria escolha, contrariando os conselhos e vontade dos nossos pais e de Deus, tudo só pode dar errado! Gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, sentimentos e corações destruídos, e até suicídios!!! Sem contar que, quando se casa dentro destes parâmetros, a infelicidade é certa, pois estará apenas colhendo o que foi plantado: "Desobediência e rebeldia"!!!
Antes de procurar um namorado ou namorada, ore a Deus. Peça conselhos aos pais, procure saber muito sobre a pessoa interessada, se ela ou ele é cristão autêntico (povo de Deus), de como ela ou ele é em casa e se comporta com os pais e com a família, se gosta de estudar e trabalhar, e se tem os mesmos gostos que o seu. Ao contrário disso, jamais dará certo e jamais trará felicidade para ambos!!!
Lembrando sempre que, o casamento é instituição criada por Deus para o propósito de se ter um ambiente protegido por Ele que permita a criação de uma família abençoada, embora esses conceitos nos dias de hoje, estejam perdendo o seu valor dentro dos grupos sociais no mundo
todo, é e continuará sendo o padrão Divino para a sobrevivência da raça humana de forma sadia e feliz, pois é preceito universal assim como temos a lei da gravidade e contra a qual não temos como lutar, apenas obedecer.
"Pois é melhor obedecer do que sacrificar". 1 Samuel 15:22
UM PODEROSO ABRAÇO.
http://apostoloclaubertec.wix.com/ministeriosalvavidas
https://www.facebook.com/Apostolo.Clauberte.Cavalcanti
https://www.facebook.com/MinisterioApostolicodoEvangelhoSalvaVidas