Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. (O caminho)

(parte 1)

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Joã 14:6). Aqui neste versículo Jesus deixa claro a quem devemos seguir até chegarmos na vida eterna. Jesus menciona três pensamento básicos que hoje para nós parece claro, mas para o povo da época estas palavras suscitaram duvidas que Jesus as esclareceu. É bom que saibamos que a duvida não traz demérito a ninguém, desdes que não seja uma duvida cética. Pois toda duvida que surge na busca do entender mais e melhor nos faz crescer. Estas três palavras tem um grande significado para nós, mas para eles o significado era maior e mais amplo é isso que nos vamos estudar. Desta feita estudaremos sobre o caminho em outros estudos falaremos sobre a verdade e a vida.

Jesus disse: “Eu sou o caminho”, embora Jesus tivesse dito por varia vezes qual era o caminho que Ele deveria seguir e onde estava o seu verdadeiro reino eles ainda não tinham compreendido. Em uma passagem anterior Ele disse: “ Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou.” (Joã 7:33). Mas isto ainda não havia chegado ao coração daqueles que o ouviam. Para o povo judeus quando um rabino ensinava sobre o caminho de Deus ele tinha em sua mente as seguintes mensagens do pentateuco: “Cuidareis em fazerdes como vos mandou o SENHOR, vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita, nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.” (Deu 5:32,33); “Porque sei que, depois da minha morte, por certo, procedereis corruptamente e vos desviareis do caminho que vos tenho ordenado; então, este mal vos alcançará nos últimos dias, porque fareis mal perante o SENHOR, provocando-o à ira com as obras das vossas” (Deu 31:29). E além disso para eles estar no caminho de Deus era seguir a risca todos os dez mandamentos vezes mil. E quando Jesus afirma que Ele é o caminho isso soa aos seus ouvidos como algo novo e tudo que é novo assusta. E quando trazemos esta palavra para os dias de hoje podemos entender da seguinte maneira; Suponhamos que estamos em uma cidade estranha e pedimos a uma pessoa a indicação do endereço que precisamos , e ela nos indica o caminho com um mapa mental: "Tome a primeira rua à direita e a segunda à esquerda. Cruze a praça, vire na terceira quadra à direita e chegará no endereço que procura.” É possível que durante este trajeto ainda precisaremos perguntar para outras tantas pessoas até chegarmos onde queríamos. Mas suponhamos que a pessoa para qual pedimos a tal informação nos diga: "Venha, eu o levarei até o local que procura ". Nesse caso, a pessoa que nos leva se torna o caminho e não nos perderemos. Isso é o que Jesus faz por nós. Ele Não se limita em mostrar como chegar e nem somente em indicar a direção, Ele demonstrou e demonstra de forma vívida e vivida como caminhar, e ainda faz mais, Ele Pega-nos pelas mãos e nos guia, caminha conosco, fortalece-nos, conduz-nos, protege-nos dos ataques do inimigo e dirige todos os dias de nossa vida. E mesmo que as circunstâncias se mostrem difíceis e a vida pareça nos faltar Ele sempre estará conosco e nunca, na real extensão do nunca que vai daqui até a eternidade Ele não nos deixará sozinho, pois Jesus não somente nos fala sobre o caminho, Ele é o caminho. E este é o maior chamado de quem nos ama, Ele nos chama para caminharmos juntos em direção da vida eterna e vida eterna em Cristo no reino do Pai. E ainda falando do caminho ele diz: “ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jesus é o único caminho que conduz a Deus, pois nEle vemos a obediência no servir a Deus. E Jesus vai além de exemplificar a vontade de Deus, nEle vemos como é Deus, e nEle temos acesso a Deus. Aqui podemos entender o verdadeiro significado a frase “Jesus te ama”, pois Ele deixou a gloria e somente por amor sofreu e morreu por nós, para que entendêssemos e pudéssemos ver o real caminho que nos leva a Deus. Que o amor e paz de Cristo Jesus seja com todos nós.

Molivars
Enviado por Molivars em 20/06/2014
Reeditado em 26/06/2014
Código do texto: T4852095
Classificação de conteúdo: seguro