Sábios, em princípio
“Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.” Prov 23; 9
Boa parte dos provérbios de Salomão são antitéticos; ou seja: Cotejam atores opostos. Infiel versus fiel; iníquo ante o justo; o sábio e o tolo… O conselho supra ensina evitar o tentativa de comunicação entre os últimos; sábio e tolo, pois, esse desprezaria à sabedoria daquele.
Quer dizer que a comunicação só é possível entre iguais? Que Um sábio, por exemplo, deveria falar apenas com outro ou calar? Caso encontre alguém do mesmo calibre precisaria ensinar sabedoria? Eis algumas objeções possíveis se não entendermos deveras o texto.
Embora tenhamos a tendência de ver a sabedoria como uma essência, um dom de Deus, a Bíblia apresenta-a também como princípio, uma escolha humana. “ Não há sabedoria, inteligência, nem conselho contra o Senhor.” Prov 21; 30 Assim, se a oposição ao Senhor faz do oponente alguém que se dá a um labor inútil, facilmente lhe cabe a pecha de tolo. Tal compreensão explica uma “contradição” do Salvador; “Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.” Mat 25; 29 Ou seja, quem escolhe o princípio, receberá da essência; quem despreza, até eventuais lampejos arrefecerão.
A boa escolha tem a ver com a devida reverência ao Santo. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” Prov 1; 7 Então, o que reconhece limitações e intenta aprender não é um tolo aos olhos Divinos uma vez que anda no princípio oposto. Recebe bem, aliás, até a correção de quem lhe visa com isso, iluminar. “Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.” Prov 9; 8 Aqui temos mais um traço do tolo; não é mero desprovido de conhecimento; antes, um satisfeito com sua ignorância que escarnece e zomba de quem o busca ajudar. Não identifica que está dando golpes no ar, laborando à esmo; daí, o conselho que o sábio não perca seu tempo com tal. “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.” Prov 9; 9
E não se está tratando de filosofia, antes, do ensino da Palavra de Deus, ainda que o princípio seja mais abrangente. “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.” Tt 3; 10 e 11 Paulo o apresenta como condenado em si mesmo, em quem confia; pois, o “si mesmo” natural se opõe a Deus e à sabedoria. “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Rom 8; 6 e 7
Assim, a cruz dos salvos não é de lenho e cravos como foi a do Mestre, mas, de renúncias às naturais inclinações, e sujeição ao Senhor. Cada vez que fizermos isso o ego receberá um golpe, e ainda que não morra é mortificado, dado como morto em sua influência, pois, escolhemos seguir ao Sábio conselho do Espírito Santo. “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.” Rom 6; 10 e 11
Depois de desafiar ao mundo a apresentar seu campeão para por Deus numa “saia justa”, Paulo alista a escalação dos campeões Dele. “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? … Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; Deus escolheu as coisas vis deste mundo, as desprezíveis, as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele.” I Cor 1 ; 20, 27, 28 e 29
Enfim, se a abrangência do amor Divino ordena que se pregue a toda criatura, a perspicácia da sabedoria ensina a não porfiar na seara dos escarnecedores. “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem e, voltando-se, vos despedacem.” Mat 7; 6
Quem basta a si mesmo tenta levitar puxando os próprios cabelos; quem confia no Senhor será içado a lugares altos pela Mão do Sábio. “O escarnecedor busca sabedoria e não acha nenhuma, para o prudente, porém, o conhecimento é fácil.” Prov 14; 6