Conquistado No Amor Para Servir Em Amor.

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.(Flp 3:12)

Neste versículo e nos que seguem abaixo o apostolo Paulo nos ensina algo sobre a perfeição do amor e no amor. E quando ele usa assim o termo no versículo doze , diz que de maneira nenhuma é um cristão perfeito, mas sim prossegue sempre seu caminho. Ele nos aponta três fatores que devemos observar na busca contante do aperfeiçoar no amor de Cristo.

Primeiro é o chamado; ele usa a palavra: “καταλαμβανω katalambano “, que tem em um de seus significados o de: “num bom sentido, de Cristo que pelo seu santo poder e influência apropria-se da mente e vontade humana, a fim de ajudá-la e governá-la”. Ou seja ele diz que foi conquistado por Cristo e segue mantendo-se firme na conquista do amor de Cristo. Em um linguajar mais simples tenta agarrar aquilo para o qual foi agarrado por Jesus Cristo. Trata-se de uma concepção maravilhosa. Paulo sentia que quando Jesus Cristo o tinha detido no caminho a Damasco tinha para ele um plano na obra da igreja, Ele tinha um propósito para Paulo dentro da propagação do Evangelho. E Paulo tinha esse entendimento e consciência de seu dever de dedicar toda sua vida na marcha do amor para o amor. Pois tinha a consciência de que se falha-se, sua falha seria contra a confiança e o amor pelo o qual, e para o qual Jesus o havia agarrado. E é isso que devemos saber; todo ser humano que é chamado por Cristo é chamado para uma determinada finalidade ou proposito; cada ser humano é um tijolo na construção da igreja de Cristo Jesus. Por isso cada ser humano deve avançar durante toda sua vida no prosseguimento e realização do plano e do propósito para o qual foi agarrado por Cristo Jesus.

Segundo devemos ter consciência de nossa posição: “;Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; (Flp 3:13). Ele afirma que mesmo sabendo que esta distante de conseguir a perfeição em Cristo, ele segue caminhando. É comum ouvirmos dizer; neste mundo não há ninguém perfeito; e, é uma verdade, pois estamos em um mundo de aperfeiçoamento e não de perfeitos. E por ser este mundo um mundo de aperfeiçoamento, Deus Pai nos deixou um manual (Bíblia) para nos orientar na caminhada da busca do aperfeiçoamento. E cabe a cada um de nós entender; que devemos nos ocupar de buscarmos o nosso aperfeiçoamento em Cristo, e pararmos de uma vez todas de querer aperfeiçoar o próximo, ou ainda de usar a imperfeição do próximo para esconder a nossa. Pois no que diz respeito ao próximo devemos ajudá-lo, ensiná-lo, sempre e quando ele quiser aprender; devemos estar sempre dispostos a orientá-lo mesmo que ele finja não entender; e se mesmo assim ele cair, cabe a nós ajudá-lo a levantar, sem nos importamos com o motivo de sua queda. Quando entendemos que todos nós estamos em aperfeiçoamento e caminhamos no fio de uma navalha, e que também estamos sujeitos a tropeçar e a cairmos. Entenderemos quão valioso é o amor de Cristo que nos levanta todos os dias sem nos cobrar nada, e sendo assim entenderemos que é o nosso dever levantar o próximo munidos da graciosidade de Cristo Jesus. O verdadeiro Cristão busca incansavelmente ser cópia de Cristo. E munidos desta esperança segue em busca do aperfeiçoar no amor de Cristo Jesus, para o qual Ele nos chamou e nos chama todos os dias.

Terceiro perseverança: E ele segue dizendo : “mas uma coisa faço: “esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Flp 3:14). Existem dois tipos de coisas que devemos deixar para trás são as coisas boas e também as coisas nem tão boas que fizemos. não devemos ficar lastimando os nossos erros ou viver tentando encobri-los. O que devemos fazer é tirar uma lição para que no presente não venhamos a cometer o mesmo erro. E as coisas boas que fizermos devem ser esquecidas no momento seguinte ao ato (Mat 6:3), Em realidade, Paulo afirma que o cristão deve esquecer tudo o já tenha feito para lembrar só o que deve fazer. Na vida cristã não deve haver lugar para uma pessoa ou para uma Igreja que desejam descansar sobre seus louros. Mas sim para aquele que esta sempre olhando para frente e esquecendo-se dos dissabores ou dos feitos memoráveis, age como o velocista que deixa para trás a linha de largada, e corre firme para romper a fita da linha da chegada. E este velocista faz o percurso concentrando-se em cada passo em cada balançar de seu braços sem levar conta as gostas de suor que caem pela pista, pois em seu coração leva a certeza da medalha e do valor que ela tem. Assim deve ser o agir de cada Cristão, devemos seguir o caminho do servir em Cristo, mantendo-nos concentrados no servir. Entendo que Jesus nos serviu na cruz, devemos seguir servindo a todo momento. Fazendo de cada ato do servir um novo momento, deixando para trás todas as tristezas e frustrações que o mundo possa nos causar. E carregando no coração a certeza que a medalha do amor em Cristo será o nosso premio final. E quando finalmente estivermos imersos neste amor, as tristezas do passado e nem as glorias passadas terão valor, pois não há nada no universo que se compara ao amor de Deus para conosco. Que o amor de Deus Pai seja o norte de nossas vidas.

Molivars
Enviado por Molivars em 27/05/2014
Código do texto: T4822243
Classificação de conteúdo: seguro