O Hino De Um Coração Agradecido.

“Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, “(Luc 1:46 ).

Neste versículo e nos que se seguem vemos a exposição de uma passagem que se transformou em um hino, e um dos maiores hinos da Igreja Cristã. Quando o colocamos lado a lado com o cântico de Ana (1Sm 2:1-10). Notamos a linda semelhança entre eles, pois os dois foram inspirados por corações limpos e agradecidos de duas grandes mulheres que a Bíblia nos apresenta. Mas quando nos aprofundamos em seu estudo notamos que esta passagem em forma de Hino, é um documento que firma pontos iniciais de uma revolução. Ele nos fala de três fatos revolucionário os quais estudaremos.

1 – Dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos (Luc 1:51). Aqui está o principio de uma revolução moral. A palavra no idioma Grego usada aqui para soberbo é: " huperephanos"; que tem entre seus significados o de: “que sobrevaloriza seus próprios meios ou méritos, que despreza os outros ou até trata-os com desprezo, arrogante”. Quando estudamos o contexto histórico vemos que na época o povo judeu tinha o restante da humanidade com algo de pouco valor. E Jesus veio para derrubar tal atitude mostrando que toda a humanidade tinha e tem o seu real valor quando é capaz expressar uma vida de amor e verdade. Deus Pai não valorizou e nem valoriza tronos, títulos ou posição social, Ele valoriza um coração sincero e contrito seja ele pertencente a qualquer classe, raça ou nível social. Esta é a revolução moral que Jesus trouxe para toda humanidade, a morte do orgulho. Quando colocamos a nossa vida a serviço de Cristo , o Espirito Santo nos despoja dos últimos vestígios de orgulho que existe em nós. O amor de Cristo nos capacita a vermos a nós mesmos como realmente somos, e quando isso acontece dá-se o golpe mortal no orgulho e então dá-se inicio revolução moral, tanto fora como dentro de nós

2 – Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes (Luc 1:52). Jesus veio para derrubar, e dar por finalizados os títulos e prestígios mundanos. Mas devemos saber que a obediência e o respeito as autoridades e à aqueles que governam ainda se faz presente. O que esta finalizado e a pretensa ideia de existir uma raça ou um ser humano melhor que outro. Jesus ensina demonstra onde habita a real valor, e deixa claro a responsabilidade de quem governa, para com seus governados; de quem lidera, para com seus liderados. E Ele o faz quando deixa a gloria de Deus, para habitar entre nós como ser humano, suscetível a todos os desejos e fraquezas que na nossas natureza se faz presente. Mas na cruz Ele vence o mundo, e o vence por nós. Quando tomamos consciência do que Cristo fez por todos os seres humanos, não podemos falar, e nem termos em nós, um pensamentos de superioridade e nem tão pouco o sentimento de que somos melhores do que os outros. Quando o amor de Jesus habita em nós Ele nos leva a entender que quanto mais sabemos ou temos, na mesma medida nos tronamos mais responsáveis por aqueles que sabem menos e menos tem. Deus Pai nos ensina que não é o trono que torna alguém rei e nem tão pouco que é a força que faz alguém poderoso. Mas sim o amor que emana deste trono e que o torna digno, e as atitudes de amor que o torna poderoso. E somente em Deus Pai é que encontramos tais atributos.

3 – Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos (Luc 1:53). Aqui não se refere somente a uma revolução econômica, mas tem muito a ver com uma revolução interna no sentido de nos levar a entender onde habita a verdadeira riqueza de um Cristão. A palavra usada para bens no grego é: "agathos”, o interessante é que todos os significados desta palavra esta relacionado com o interior do ser humano: 1) de boa constituição ou natureza; 2) útil, saudável; 3) bom, agradável, amável, alegre, feliz; 4) excelente, distinto; 5) honesto, honrado”. Isto nos leva a entender que Jesus veio para que houvesse uma real e radical revolução no interior de cada ser humano. Pois quando olhamos a sociedade de maneira geral veremos pessoas de poucas posses ricas em orgulho e soberbia, e do mesmo modo veremos pessoas abastado, mas humilde e conscientes de quem são e de suas responsabilidades para com os outros. Uma coisa devemos dizer se todos nós obedecêssemos e praticássemos os mandamentos e ensinamentos Cristão também haveria uma revolução econômica. Uma sociedade cristã é aquela na qual ninguém se anima a ter muito enquanto outros têm pouco ou nada tem, na qual todo ser humano se alegra em ter para dar, e não em ter para guardar. O verdadeiro Cristão se apraz na riqueza do doar e não na avareza do acumular. Nisto consiste o encanto do Magnificat; ele é o agradecimento ao Deus do amor que deixou a sua glória para que pudéssemos fazer parte desta revolução. Revolução transformadora que nos molda e transforma no ser humano que realmente reflete a imagem e semelhança de quem o criou, e nos impele a levar esta revolução para todo o mundo. Que o amor de Cristo Jesus nos capacite a fazer a vontade do Pai aqui na terra, para que em um tempo certo possamos fazê-la nos céus.

O Evangelho Segundo Lucas.

(Capitulo 1, versículos 47 ao 56).

Luc 1:47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,

Luc 1:48 porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,

Luc 1:49 porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.

Luc 1:50 A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.

Luc 1:51 Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.

Luc 1:52 Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.

Luc 1:53 Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.

Luc 1:54 Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia

Luc 1:55 a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.

Luc 1:56 Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.

Molivars
Enviado por Molivars em 23/05/2014
Reeditado em 23/05/2014
Código do texto: T4817662
Classificação de conteúdo: seguro