Confiança Na Sabedoria Que Vem De Deus.

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. (Tgo 1:5-8)

Neste versículo Tiago diz que se, durante as dificuldade nos faltar sabedoria, peçamos a Deus e Ele nos dará em abundância. Tiago acaba de orientar ao seus leitores e nós para que aproveitemos de forma correta todas as experiências que durante a nossa vida viermos a experimentar. Para que possamos sair delas munidos da indeclinável perseverança que é a base de todas as virtudes. Mas imediatamente surge uma pergunta: "Como posso usar assim tais experiências de maneira correta? Onde posso encontrar sabedoria e entendimento para utilizar de forma correta essas adversidades?" A resposta de Tiago é que; se alguém sentir que não tem sabedoria para usar acertadamente as experiências da vida peça a Deus. A algum tempo atrás alguém disse que sabedoria era o mesmo que conhecimento, mas se faz necessário entender que sabedoria não vem através de cursos em uma faculdade, da leitura de milhões de livros; destes advém o conhecimento e a cultura; e estes são itens indispensáveis na vida do um ser humano. Mas é bom que lembremos que todo ser humano é composto de três: corpo, alma e espirito. E ,é o equilíbrio dos três que nos faz viver a vida como um todo. Ou seja se nos nutrirmos somente do intelecto andaremos torto pela vida, pois na mistura certa de saber e sabedoria,é que nos proporciona um viver bem e melhor. Quando estudamos a Bíblia podemos notar que a sabedoria vem de Deus (Êxo 28:3; 1Sm 2:3; 1Rs 4:29; Mat 13:54; Luc 2:40; 1Co 1:24). E a receberemos quando mantemos um intimo relacionamento com Deus. E, é isto que Tiago, mestre cristão de formação judia nos ensina; que a sabedoria é algo que está em Deus e é algo prático para ser usado durante o caminhar em Cristo. Não é especulação filosófica nem conhecimento intelectual. A sabedoria é vida no espirito para o pleno viver neste mundo.

Na vida cristã é necessário, que mantenhamos uma constante busca do mais profundo conhecimento das coisas de Deus. Todo Cristão deve ter uma mente naturalmente inquisitiva, o cultuar racional que Paulo cita em (Rom 12:1). Mas devemos ter sempre em mente que a sabedoria cristã é essencialmente prática; é o conhecimento transformado em ação em todas as decisões e relações pessoais da vida cotidiana, a todo momento e em todos os lugares. Quando o homem pede a Deus essa sabedoria, tem que lembrar duas coisas:

1 – De quem recebemos e como recebemos; é fato notório que a recebemos de Deus pois Deus é a sabedoria e quando estamos com Cristo e em Cristo estaremos dentro de uma atmosfera de sabedoria e somente assim nos tornamos sábios. E a recebemos de graça, e graciosamente. E sendo assim devemos brindar a todos e a tudo com a sabedoria gratuita e graciosa, e não fazer como é comum no mundo ou como aquele doador que só doa com vistas a obter mais do que o que doou; que oferta somente para alimentar sua própria vaidade e seu sentido de poder, colocando ao que recebe sob uma obrigação que este nunca poderá esquecer; que dá e que continuamente lança em rosto sua dádiva. Sendo assim seja para quem for ou em qualquer lugar que estejamos, que o amor seja sempre o motivador de nossas ofertas, doações e dádivas.

2 – Devemos pedir e confiar em quem pedimos; quando pedirmos devemos fazê-lo de maneira que não haja espaço para dúvida. Devemos sempre estar seguros ; de que o Deus que amamos e servimos é um Deus doador, que de tudo nos proveu e proverá. Pois se pedirmos duvidando seremos como uma nau sem leme, jogados de um lado para outro no mar da vida. Pois a dúvida cética nos faz parecer um madeiro que esta a merce da corrente do rio hora próximo a ribanceira, hora em meio ao turbilhão; ou seja alegre pela manhã triste ao meio dia, em paz no inicio da tarde e em guerra ao anoitecer. Ou ainda como um ébrio que segue pela cambaleando entre as emoções, embriagado pelos desejos e sentimentos. Tiago diz: “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.” (Tgo 1:8). Tiago usa uma palavra muito significativa para descrever a tal pessoa. Diz que é : “διψυχος dipsuchos “ que tem os seguintes significado: “mente dupla, vacilante, incerto, duvidoso, de interesse dividido.” Que nos leva a entender que ele esta falando de um ser humano descentrado com de dupla personalidade, ou com duas mentes, dentro dele. Uma mente crê, a outra duvida; e assim o homem anda como em uma guerra civil na qual a confiança e a desconfiança em Deus o leva em uma contínua batalha uma contra a outra. A saber o único que semeia desconfiança e satanás.

Todo Cristão deve ter o firme objetivo de usar corretamente as experiências boas e as nem tão boas da vida para formar um genuíno caráter. E para que isso aconteça devemos pedir sabedoria a Deus, e devemos fazê-lo na firme confiança; de que estamos pedindo a Deus Pai que a própria generosidade. E munidos desta preciosa confiança receberemos aquilo que Deus sabe que é bom e justo, e que contribuem para uma vida plena em Cristo. Que a confiança no amor de Deus pai, a fé na graça salvadora de Jesus Cristo e a força ajudadora do Espirito Santo, sejam o leme, a vela e o vento que conduzem a nossa nau de forma firme e reta , pelo mar da vida em direção da vida eterna e vida eterna com Deus.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 21/05/2014
Código do texto: T4815217
Classificação de conteúdo: seguro